
Cinturão do Futebol: como Pachuca pode fazer história se vencer o Real Madrid
Mexicanos enfrentam os atuais campeões da Champions na final da Copa Intercontinental


O Pachuca enfrenta na quarta-feira (18) o Real Madrid, na final da Copa Intercontinental, no Catar. Um título sobre os atuais campeões da Champions League já seria um feito histórico para os mexicanos, mas há uma outra conquista, esta simbólica, que também está em jogo.
Trata-se do Cinturão do Futebol Mundial.
O que é o Cinturão do Futebol Mundial?
Basicamente, o cinturão é uma competição alternativa e fictícia criada por pesquisadores de futebol e que faz sucesso na internet, especialmente em redes sociais como o X (desde a época do Twitter).
A disputa leva em consideração todas as partidas oficiais entre clubes, contando a partir do primeiro confronto da história.
É como se o futebol seguisse as regras do boxe: o clube que venceu o primeiro duelo foi o detentor do cinturão, e no jogo seguinte este mesmo clube colocou o cinturão à prova. Quem vence o duelo contra o detentor rouba o cinturão, e assim sucessivamente.
Pela primeira vez desde 1871, o Cinturão Mundial será disputado por um não-europeu.
Que emoção. https://t.co/lLwxfSxsxr
— Cinturão do Futebol Brasileiro (@cinturaofutebol) December 14, 2024
Real Madrid é o atual dono do cinturão
De acordo com o site Unofficial Football Club World Championship (Campeonato Mundial Não Oficial de Clubes de Futebol), o atual detentor do cinturão é o Real Madrid, que defendeu o título no último sábado (14) com o empate por 3 a 3 contra o Rayo Vallecano, por LaLiga.
Agora, o clube espanhol colocará o cinturão em disputa diante do Pachuca, na final da Copa Intercontinental. Esta poderá ser a primeira vez desde 1871 que um time não europeu conquista o Cinturão do Futebol Mundial.
O site Unofficial Football Club World Championship tem toda a trajetória do cinturão desde 1871, que pode ser vista aqui.