Clube francês afasta jogadores que se recusaram a participar de campanha anti-homofobia
Toulouse excluiu atletas do jogo contra o Nantes, no Campeonato Francês; atletas alegam "crenças pessoais"
O time de futebol francês Toulouse não selecionou alugns jogadores para o jogo do Campeonato Francês contra o Nantes no domingo (14), depois que eles se recusaram a participar de uma campanha anti-homofobia da Ligue 1, organizadora do Campeonato Francês.
“Alguns jogadores do time profissional expressaram seu desacordo em relação à associação de sua imagem com as cores do arco-íris que representam o movimento LGBT”, disse o Toulouse FC em comunicado no domingo. “Embora respeitando as escolhas individuais de seus jogadores, e após inúmeras trocas, o Toulouse Football Club optou por excluir esses jogadores do jogo”, acrescentou o clube da Ligue 1.
As equipes francesas que jogam nas duas principais divisões do país foram convidadas a usar números com as cores do arco-íris e segurar faixas como forma de chamar a atenção para o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, na próxima quarta-feira (17).
O Toulouse FC não nomeou os jogadores que excluiu, mas o internacional marroquino Zakaria Aboukhlal confirmou nas redes sociais que “tomou a decisão de não participar no jogo de hoje [domingo]”. “Antes de tudo, quero enfatizar que tenho a maior consideração por cada indivíduo, independentemente de suas preferências pessoais, gênero, religião ou origem. Este é um princípio que não pode ser enfatizado o suficiente”, disse Aboukhlal. “Respeito é um valor que tenho em grande estima. Estende-se aos outros, mas também abrange o respeito por minhas próprias crenças pessoais. Portanto, não acredito que seja a pessoa mais adequada para participar desta campanha.”
O egípcio Mostafa Mohamed também postou nas redes sociais no domingo explicando seus motivos para não participar da campanha e jogar pelo Nantes contra o Toulouse. “Não quero discutir, mas tenho que declarar minha posição”, tuitou Mohamed. “Respeito todas as diferenças. Respeito todas as crenças e convicções. Esse respeito se estende aos outros, mas também inclui o respeito por minhas crenças pessoais. “Dadas minhas raízes, minha cultura, a importância de minhas convicções e crenças, não foi possível para mim participar desta campanha. Espero que minha decisão seja respeitada, assim como meu desejo de não discutir sobre isso e que todos sejam tratados com respeito.” O Toulouse empatou em 0 a 0 com o Nantes no domingo e atualmente está em 13º lugar na liga.