
Com Jamaica, quatro países lançam candidatura única para a Copa Feminina
Mundial de 2031 será o primeiro com 48 seleções, assim como no torneio masculino

As federações de futebol dos Estados Unidos, México, Costa Rica e Jamaica anunciaram, nesta segunda-feira (20), uma candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2031, que será a primeira edição do torneio com 48 seleções.
A Fifa aprovou em maio a ampliação do Mundial Feminino, que passará de 32 para 48 equipes. O novo formato, com 12 grupos, aumentará o número de partidas de 64 para 104 jogos, igualando o torneio masculino de 2026.
Em comunicado conjunto, as federações afirmaram que a proposta busca oferecer “o torneio mais impactante da história”, prometendo deixar um legado duradouro para o futebol feminino na América do Norte, Central e Caribe.
“Estamos extremamente orgulhosos de liderar esta candidatura para a Copa do Mundo Feminina de 2031 ao lado dos nossos parceiros da Concacaf no México, Costa Rica e Jamaica”, declarou a presidente da U.S. Soccer, Cindy Parlow Cone.
“Queremos criar um legado que vá além de 2031”
“Estamos empolgados em impulsionar o progresso do futebol feminino, criando um legado que vá muito além de 2031 e estabeleça um novo padrão global para o esporte”, acrescentou Cone.
O presidente da Federação Mexicana de Futebol, Mikel Arriola, afirmou que a proposta conjunta demonstra a confiança da Fifa e da Concacaf nas nações candidatas.
“A Copa do Mundo Feminina de 2031 será uma oportunidade histórica para consolidar o crescimento do nosso esporte em toda a região e inspirar uma nova geração de jogadoras e torcedores no México”, disse Arriola.
As federações informaram que o livro oficial da candidatura será entregue à Fifa em novembro, e a decisão final deve ser tomada durante o Congresso da entidade em Vancouver, no dia 30 de abril de 2026.
Torneio pode ser o primeiro disputado em quatro países
Se aprovada, a proposta marcará a primeira Copa do Mundo Feminina realizada em quatro países, além de ser a estreia de Jamaica e Costa Rica como sedes de jogos do Mundial.
Os Estados Unidos, que coorganizarão o Mundial masculino de 2026 com México e Canadá, já sediaram o torneio feminino em 1999 e 2003.
O México, por sua vez, sediaria a Copa do Mundo Feminina pela primeira vez.
A próxima Copa do Mundo Feminina, vale lembrar, será realizada no Brasil, em 2027.