CNN Esportes

Com Jamaica, quatro países lançam candidatura única para a Copa Feminina

Mundial de 2031 será o primeiro com 48 seleções, assim como no torneio masculino

Da Reuters
Troféu da Copa do Mundo Feminina de futebol
Troféu da Copa do Mundo Feminina de futebol, torneio que será no Brasil em 2027  • Divulgação/Fifa
Compartilhar matéria

As federações de futebol dos Estados Unidos, México, Costa Rica e Jamaica anunciaram, nesta segunda-feira (20), uma candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2031, que será a primeira edição do torneio com 48 seleções.

A Fifa aprovou em maio a ampliação do Mundial Feminino, que passará de 32 para 48 equipes. O novo formato, com 12 grupos, aumentará o número de partidas de 64 para 104 jogos, igualando o torneio masculino de 2026.

Em comunicado conjunto, as federações afirmaram que a proposta busca oferecer “o torneio mais impactante da história”, prometendo deixar um legado duradouro para o futebol feminino na América do Norte, Central e Caribe.

“Estamos extremamente orgulhosos de liderar esta candidatura para a Copa do Mundo Feminina de 2031 ao lado dos nossos parceiros da Concacaf no México, Costa Rica e Jamaica”, declarou a presidente da U.S. Soccer, Cindy Parlow Cone.

“Queremos criar um legado que vá além de 2031”

“Estamos empolgados em impulsionar o progresso do futebol feminino, criando um legado que vá muito além de 2031 e estabeleça um novo padrão global para o esporte”, acrescentou Cone.

O presidente da Federação Mexicana de Futebol, Mikel Arriola, afirmou que a proposta conjunta demonstra a confiança da Fifa e da Concacaf nas nações candidatas.

A Copa do Mundo Feminina de 2031 será uma oportunidade histórica para consolidar o crescimento do nosso esporte em toda a região e inspirar uma nova geração de jogadoras e torcedores no México”, disse Arriola.

As federações informaram que o livro oficial da candidatura será entregue à Fifa em novembro, e a decisão final deve ser tomada durante o Congresso da entidade em Vancouver, no dia 30 de abril de 2026.

Torneio pode ser o primeiro disputado em quatro países

Se aprovada, a proposta marcará a primeira Copa do Mundo Feminina realizada em quatro países, além de ser a estreia de Jamaica e Costa Rica como sedes de jogos do Mundial.

Os Estados Unidos, que coorganizarão o Mundial masculino de 2026 com México e Canadá, já sediaram o torneio feminino em 1999 e 2003.

O México, por sua vez, sediaria a Copa do Mundo Feminina pela primeira vez.

A próxima Copa do Mundo Feminina, vale lembrar, será realizada no Brasil, em 2027.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais