CNN Esportes

Conheça Matvey Safonov, herói do PSG na final contra o Flamengo

Goleiro russo defendeu quatro cobranças e garantiu o título do time francês

Leonardo Martins, da CNN Brasil
Matvey Safonov defendendo chute
Matvey Safonov defendendo chute  • Jan Kruger - FIFA/FIFA via Getty Images
Compartilhar matéria

A final da Copa Intercontinental, entre PSG e Flamengo, nesta quarta-feira (17), teve um herói improvável: o goleiro russo Matvey Safonov, que defendeu quatro cobranças de pênaltis rubro-negros.

Safonov, de 26 anos, já havia sido uma surpresa na escalação do técnico do Paris Saint-Germain, Luis Enrique, já que o titular do time é o francês Lucas Chevalier.

A aposta deu certo. Após o tempo normal e a prorrogação, Safonov brilhou e garantiu o primeiro título mundial do PSG, após defender cobranças de Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo — apenas De La Cruz converteu.

 

Conheça Matvey Safonov

Apesar do status de goleiro reserva, Matvey Safonov vem ganhando chances nos últimos jogos do PSG. O goleiro de 26 anos foi titular nos últimos três jogos da equipe: tomou dois gols contra o Metz e saiu ileso contra Athletic Bilbao e Rennes.

Safonov chegou ao PSG na temporada 2024-25 após ser eleito o melhor goleiro da Liga Russa na temporada 2023–24, quando defendia o Krasnodar.

O goleiro russo esteve no elenco campeão da Champions League 2024-25. Mesmo com a saída do italiano Gianluigi Donnarumma no meio do ano, Safonov seguiu como segunda opção após o clube francês ter tirado Chevalier do Lille.

Pela seleção da Rússia, o arqueiro foi convocado pela primeira vez em junho de 2020 e esteve no elenco que disputou a Eurocopa de 2021.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais