
Conheça o Mjällby, time de vila de pescadores que foi campeão na Suécia
Equipe da pequena cidade de Hällevik conquistou o Campeonato Sueco de forma inédita

O Mjällby AIF confirmou uma das maiores surpresas do futebol europeu nesta segunda-feira (20). Pela 27ª rodada do Campeonato Sueco, o clube de uma pequena vila de pescadores derrotou o IFK Göteborg por 2 a 0 e garantiu o título nacional com três rodadas de antecedência.
O resultado levou a equipe à marca de 66 pontos, em uma campanha histórica de 20 vitórias, seis empates e apenas uma derrota. O Mjällby não pode mais ser ultrapassado pelo Hammarby, que soma 55 pontos.
Este é o primeiro título do time da cidade de Hällevik na história da Liga Sueca, em sua terceira temporada consecutiva sob o comando do técnico Anders Torstensson.
“É algo que eu nunca pensei que aconteceria na minha vida. Sou extremamente grato por esse grupo, mostramos que um coletivo pode te levar muito longe, temos muitos jogadores que dão tudo pelo Mjällby, é fantástico”, falou o centroavante Jacob Bergström, autor de um dos gols do triunfo sobre o Göteborg.
De Hällevik para o topo do país
O Mjällby foi fundado em 1º de abril de 1939, na cidade de Hällevik, localizada no sul da Suécia. O munício trata-se de uma antiga vila de pescadores que possui cerca de 1,5 mil habitantes, de acordo com os últimos dados do governo sueco.
A equipe manda seus jogos no Strandvallen, com capacidade para eis mil torcedores. A média de público do Mjällby na Liga Sueca é de quase cinco mil pessoas, mais que o triplo da população da cidade.
Ascensão até a elite da Suécia
Em 2016, o clube sueco se encontrava na terceira divisão nacional e com grandes dificuldades financeiras. Dois anos depois, o Mjällby conseguiu vencer a competição e subir de degrau no futebol local.
A volta para a Allsvenskan, a principal liga da Suécia, aconteceu já em 2020, depois o título da segunda divisão no ano anterior.
Nas últimas temporadas, esta é a primeira vez que o Mjällby se colocou na briga pelo título do Campeonato Sueco. Além disso, em 2023, o time foi vice-campeão da copa nacional, sendo derrotado pelo BK Häcken na decisão.
Destaques da campanha vitoriosa
Herman Johansson, de 28 anos, lidera as estatísticas do Mjällby na Liga Sueca. O meia-direita sueco já anotou sete gols e cinco assistências, totalizando 12 participações a gol na campanha da equipe campeã nacional.
No gol, Noel Törnqvist é outro que se destaca, com 12 partidas sem sofrer gols e sendo convocado pela Suécia na última Data Fifa. Ele conta com a proteção do zagueiro Axel Norén, outro que já integrou a seleção nacional recentemente.
Voltando para o ataque, o ponta Elliot Stroud possui seis gols e cinco assistências e é uma das principais armas ofensivas do Mjällby. Ele é auxiliado pelo jovem gambiano Abdoulie Manneh, de 21 anos, que já contribuiu com sete gols e três assistências.
- Equipe titular-base (3-4-3): Noel Törnqvist; Abdullah Iqbal, Axel Norén e Tom Petterson; Herman Johansson, Jesper Gustavsson, Viktor Gustafson e Timo Stavitski; Abdoulie Manneh, Elliot Stroud e Jacob Bergström.