Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Dragon Ball: “Goku” é ex-Barcelona e City, joga na Polônia e fez 10 gols na temporada; entenda

    Goku Román é jogador espanhol que mudou de nome em homenagem ao personagem de Akira Toriyama, criador do Dragon Ball

    Jogador espanhol Goku mudou de nome para homenagear personagem
    Jogador espanhol Goku mudou de nome para homenagear personagem Reprodução/Divulgação/Toei Animation/Instagram

    Jairo Nascimentoda CNN

    São Paulo

    Goku é espanhol, joga na Polônia e marcou 10 gols na temporada. Este não é o personagem criado por Akyra Toriyama, morto na última sexta-feira (1), mas sim de um fã do lutador nascido no Planeta Vegeta. 

    Em 2020, o atleta com passagens pela Base do Barcelona e Manchester City, mudou de nome em referência ao anime japonês.

    O criador de Goku morreu aos 68 anos. Várias fãs lamentaram a morte do desenhista.

    Oi, eu sou o Goku!

    Naquele ano, o então meia Joan Román anunciou a mudança pelas redes sociais. “Sou grato ao Joan por tudo que vivi e pelas coisas positivas e lições que isso me deu. Mas agora eu sou o Goku. Escolhi esse nome pois me identifico com os valores dele e o que ele representa para mim: perseverança, empatia, crescimento através dos obstáculos, luz e positividade. Eu só peço para que respeitem a minha decisão como muitas pessoas já estão fazendo, sempre seguindo em frente. Muito carinho para todos vocês”, escreveu.

    Desde então, o jogador espanhol só utiliza o nome do personagem. Ele tem passagens pelas categorias de base do Barcelona, Villarreal e do Manchester City.

    Ao contrário do personagem, ele nunca salvou o mundo, nem buscou as 7 esferas do Dragão, porém o espanhol de 30 anos defendeu em sua carreira o Braga e o Nacional, ambos de Portugal, o Panetolikos, da Grécia. Desde 2020, ele passou por times poloneses e, atualmente, está no Wisla Kraków, o 5º colocado na disputa do Campeonato Polonês. Nesta temporada 2023/24, Goku já marcou 10 gols e deu 7 assistências.

    Nas redes sociais, o jogador publicou uma montagem com um kimono que faz referência ao usado por Goku nos desenhos de  Akyra Toriyama.

    O Wisla Kraków terá Goku em campo e joga nesta sexta-feira (8), às 16h (horário de Brasília), contra o Arka, em Gdynia, na Polônia.

    Apesar do anúncio sobre a morte de Toriyama nesta sexta-feira (8), o desenhista morreu na última semana.

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas