CNN Esportes

Eliminatórias 2026: África do Sul é punida por uso indevido de jogador

O país perdeu os três pontos da partida contra o Lesoto e caiu para a segunda posição na chave C das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026

Da CNN Portugal
Teboho Mokoena, jogador sul-africano
Teboho Mokoena, jogador sul-africano  • Reprodução/Instagram/@mokoena_28
Compartilhar matéria

A África do Sul foi punida pela Fifa, nesta segunda-feira (29), com uma derrota administrativa contra o Lesoto, por ter utilizado um jogador suspenso na partida entre os países. O confronto ocorreu em março, válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, e os “Bafana Bafana” haviam vencido por 2 a 0.

Agora, a derrota por 3 a 0 faz com que os sul-africanos caiam para a segunda posição do grupo C, sendo ultrapassados pelo Benin devido ao saldo de gols. Ambas as seleções somam 14 pontos, seguidas por Nigéria e Ruanda, empatadas com 11.

A utilização do meio-campista Teboho Mokoena viola o artigo 19 do Código Disciplinar, já que ele estava suspenso por acúmulo de cartões amarelos recebidos nas partidas contra Benin e Zimbábue. Por esse motivo, a Federação Sul-Africana, que pode recorrer da decisão, foi multada em cerca de 10,7mil euros (cerca de R$ 66,7 mil na cotação atual).

No dia 10 de outubro, às 13h (de Brasília), a África do Sul entra em campo pelas Eliminatórias, para encarar Zimbábue. Logo depois, no dia 14, o país encerra sua participação na chave diante de Ruanda.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
InternacionalVer original 
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais