CNN Esportes

Paraguai ganha feriado nacional com classificação à Copa do Mundo; entenda

Presidente Santiago Peña concedeu o recesso para celebrar a vaga no Mundial de seleções

Da CNN Brasil
Festa no Defensores del Chaco em Paraguai x Equador
Festa no Defensores del Chaco em Paraguai x Equador  • Reprodução/X @Albirroja
Compartilhar matéria

O Paraguai empatou por 0 a 0 com o Equador na noite desta quinta-feira (4) e garantiu vaga na próxima Copa do Mundo. A classificação veio com um presente especial e inusitado para os paraguaios.

Logo após o apito final no Defensores del Chaco, em Assunção, o presidente Santiago Peña declarou que o Paraguai terá um feriado nacional para celebrar a classificação da sua seleção.

A mudança, ainda que diferente, já havia sido avisada pelo Ministério do Trabalho do Paraguai, em nota.

"Diante da potencial classificação da Seleção Paraguaia para a Copa do Mundo, o Governo Paraguaio decretará Feriado Nacional nesta sexta-feira. O feriado é um dia de descanso obrigatório, de acordo com o Artigo 217 da CLT.

Caso, devido à natureza da atividade econômica da empresa, os trabalhadores precisem prestar serviços, será aplicada a dupla remuneração às horas trabalhadas, com acréscimo de 100% sobre o salário-hora regular de um dia útil.

Caso a empresa decida adotar um dia de descanso obrigatório, deverá informar aos seus trabalhadores que eles não devem se apresentar ao trabalho nesse dia."

Festa paraguaia

16 anos depois, o Paraguai está de volta a Copa do Mundo. A última participação dos paraguaios no torneio de seleções mais importante do mundo foi em 2010, quando foi eliminado pela eventual campeã, Espanha, nas oitavas de final.

Por isso, uma festa sem precedentes acontece no país. O feriado, claro, só contribui para as celebrações.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais