
Em meio à guerra, Sudão volta a ter liga de futebol após dois anos
Torneio que definirá o campeão nacional reunirá oito clubes e terá duração de apenas um mês

A liga de futebol profissional retornou ao Sudão pela primeira vez em mais de dois anos, com uma competição de um mês que reunirá oito clubes para determinar o campeão nacional em um país devastado pela guerra.
O Sudão está em conflito entre o exército e as Forças de Apoio Rápido paramilitares desde abril de 2023, com mais de 150.000 mortos e cerca de 12 milhões de desabrigados, criando a maior crise de deslocamento do mundo.
Entre os afetados estão os maiores clubes do país, Al Hilal e Al Merrikh, que juntos venceram todos os campeonatos, exceto quatro, desde a criação da liga em 1965.
Na temporada passada, a dupla foi convidada para jogar na liga na Mauritânia, do outro lado do continente, onde pôde permanecer ativa, e transferiu suas estruturas de clubes para o país da África Ocidental, onde o Al Hilal sagrou-se campeão.
Mas ambos estão de volta ao Sudão para participar de um torneio que decidirá quais clubes competirão nas competições continentais na temporada 2025-26.
O Al Hilal chegou às quartas de final da Champions League da África deste ano, apesar de ter que sediar seus jogos como mandante em território neutro.
Eles também venceram o Al Merghani Kassala no fim de semana, na primeira rodada do Campeonato de Elite Sudanês, que está sendo disputado em Ad-Damer, a cerca de 430 km da capital Cartum, gravemente danificada pela guerra civil.
As partidas do torneio também serão realizadas em Atbara, que fica 320 km ao norte de Cartum.

Serão sete rodadas no total, e o Al Merrikh também começou vitorioso no fim de semana, derrotando o Ahly Madani por 1 a 0. O clássico contra o Al Hilal está marcado para o último dia de competição, em 22 de julho.
Os outros clubes participantes são Zamalek, Umm Rawaba, Al Amal Atbara, Hay Al Wadi Nyala e Merrikh Al Abyad, que se enfrentarão apenas uma vez.
A seleção do Sudão, que competirá na Copa Africana de Nações — que acontece no Marrocos no fim do ano — e também busca sua primeira participação na Copa do Mundo no ano que vem, não joga uma partida em casa desde março de 2023.


