
Fifa já tem "favorito" para sediar o Mundial de Clubes em 2029; saiba mais
Catar largou na frente na corrida para receber a próxima edição da Copa do Mundo de Clubes
A Fifa já trabalha nos bastidores para viabilizar a Copa do Mundo de Clubes em 2029. O torneio foi considerado um sucesso na primeira edição, mas a entidade ainda precisa decidir quem vai sediar a competição.
Foram muitas candidaturas e ainda não há definição, mas, no momento, a CNN apurou que o Catar lidera a corrida. O argumento principal é de que as estruturas da Copa do Mundo de Seleções, disputadas em 2022, ajudariam.
O Catar também frisou que realizará uma competição completamente livre de emissão de carbono, diferente do que aconteceu nos Estados Unidos. O interesse foi formalizado durante as fases mais agudas do Mundial de Clubes.
Um problema é a realização do torneio, que não poderia acontecer em junho ou julho, por conta dos fortes calores no Catar. Dessa forma, seria em dezembro, algo que entra em conflito com a temporada da Europa.
Mesmo assim, o Catar é o grande favorito para sediar a próxima edição da Copa do Mundo de Clubes. Além do país do Oriente Médio, Marrocos e Espanha também se candidataram, mas vivem estágios iniciais nas conversas.
E o Brasil?
De acordo com Samir Xaud, presidente da CBF, o Brasil também demonstrou interesse formal em sediar a competição intercontinental. O próprio Gianni Infantino, chefe da Fifa, confirmou a proposta.
"Falamos com o novo presidente da CBF sobre essa possibilidade. Ainda não decidimos o que fazer. Sabemos que o Brasil vai sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. Então o futebol mundial vai se voltar para o Brasil, isso é fantástico", disse, à TV Globo.