CNN Esportes

Fifa revela os mascotes da Copa do Mundo de 2026; veja

Maple, Zayu e Clutch foram anunciados como símbolos dos países-sede

Jonatans Cruz, da CNN
Compartilhar matéria

A Fifa deu fim ao mistério e revelou por completo as identidades de Maple, Zayu e Clutch, mascotes da Copa do Mundo de 2026, com sedes no Canadá, México e Estados Unidos.

Nesta quarta-feira (24), a entidade havia revelado apenas os nomes e silhuetas dos personagens que representariam os anfitriões do Mundial.

 

O alce "Maple", apresentado como goleiro, será o mascote representante do Canadá. A espécie é um dos símbolos canadenses, remetendo à vida selvagem nativa, força e natureza do país.

No México, o destaque será o jaguar "Zayu", atacante de número 9. O nome vem do náuatle, língua falada pelos astecas, e significa "jovem".

Já os Estados Unidos serão representados pela águia careca "Clutch", meio-campista criativo que veste a camisa 10. O animal é o símbolo oficial estadunidense, representando os atributos de força, coragem e liberdade do país.

 

Copa do Mundo de 2026

A Copa do Mundo de 2026, com sedes no Estados Unidos, Canadá e México, será disputada entre os dias 11 de junho a 19 de julho do próximo ano.

A edição terá 48 seleções, número recorde na história da competição organizada pela Fifa.

O sorteio da fase de grupos será realizado no dia 5 de dezembro de 2025, no Kennedy Center, em Washington-EUA.

México (Grupo A), Canadá (Grupo B) e Estados Unidos (Grupo D) já foram selecionados em suas respectivas chaves.

Vale lembrar que a Seleção Brasileira está classificada para o Mundial e busca o hexa.

As sedes

O Estádio Allegiant de Las Vegas foi rejeitado como sede. Onze cidades dos Estados Unidos foram selecionadas, além de três no México (Guadalajara, Cidade do México e Monterrey) e duas no Canadá (Toronto e Vancouver).

Os locais nos EUA são divididos em três regiões.

Nova York/Nova Jersey, Filadélfia, Boston, Miami e Atlanta fazem parte da região Leste, Kansas City, Dallas e Houston fazem parte da Região Central, enquanto Los Angeles, Seattle e a região da Baía de São Francisco compõem três das quatro cidades da Região Oeste.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais