CNN Esportes

À CNN, presidente do Barcelona compara Yamal a Messi: "É um gênio"

Jovem de 18 anos renovou contrato e agora vestirá camisa 10

Amanda Davies, Ben Church e Ben Morse, da CNN
Compartilhar matéria

O Presidente do Barcelona, Joan Laporta, concedeu entrevista exclusiva ao CNN Esportes durante a pré temporada do clube na China. Entre um dos temas abordados, foi a comparação de Lamine Yamal à Lionel Messi.

O jovem de 18 anos – que recentemente recebeu a camisa 10 – tem sido nada menos que mágico em sua curta carreira até agora e alguns já o consideram o melhor jogador do mundo.

"Leo Messi foi o melhor jogador do mundo, e Lamine, eu acho que em sua posição atualmente, é o melhor jogador do mundo", disse.

O ponta conquistou dois títulos da La Liga e ajudou a Espanha a conquistar o título do Campeonato Europeu em 2024, além de brilhar na Liga dos Campeões do ano passado com uma série de atuações impressionantes.

Iniesta, Messi e Xavi comemoram a Bola de Ouro conquistada pelo argentino em 2010 • Divulgação/Barcelona
Iniesta, Messi e Xavi comemoram a Bola de Ouro conquistada pelo argentino em 2010 • Divulgação/Barcelona

Laporta, no entanto, é cauteloso ao comparar Yamal com Messi e quer que o jovem se concentre em seu próprio jogo.

"Messi ganhou tudo, Messi fez tudo, para mim provavelmente o melhor jogador da história, mas o mundo continua e aparecem novos gênios. Os novos gênios que estão aparecendo hoje são jogadores como Lamine Yamal, como Pedri, como Raphinha."

Ele acrescenta: "No caso de Lamine, não há muitos jogadores como ele porque ele é um gênio e está no mais alto nível."

Renovação de contrato

Yamal recentemente assinou uma extensão de contrato com o FC Barcelona, um acordo que mantém o superastro adolescente com o Blaugrana até o final da temporada 2030-31.

Em uma entrevista exclusiva ao CNN Esportes em janeiro, o fenômeno disse que o Barça era o "clube da minha vida" e que estava aproveitando seu tempo no clube catalão.

Lamine Yamal com a camisa 10 do Barcelona • Divulgação/Barcelona
Lamine Yamal com a camisa 10 do Barcelona • Divulgação/Barcelona

Laporta diz que está consciente do trabalho com a família do jogador e seu agente para ajudar o atacante a ter a melhor carreira possível e está se baseando em sua experiência com Messi como forma de criar o melhor ambiente possível para Yamal continuar florescendo.

"Acho que o mais importante é que ele aproveite o time. É muito importante que ele se sinta bem, que possa estar com seus colegas em campo, desfrutando do futebol, e fora dele, aproveitando como um garoto que gosta de uma vida normal", diz Laporta.

"Ele é muito profissional e sabe que para ser o melhor e estar no topo, precisa estar em forma, precisa treinar, precisa seguir os conselhos do treinador e das pessoas que estão ao seu redor e, basicamente, se sentir feliz, sentir que está desfrutando do futebol", finalizou.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais