
Jogadores de LaLiga protestam contra planos de Barça x Villarreal nos EUA
Partidas do fim de semana têm manifestações previstas pela Associação Espanhola de Jogadores de Futebol

Jogadores de LaLiga realizarão protestos simbólicos no início da maioria das partidas deste fim de semana contra a decisão da liga de sediar um jogo nos EUA em dezembro, informou a Associação Espanhola de Jogadores de Futebol (AFE).
Jogadores do Oviedo e do Espanyol ficaram parados nos primeiros 15 segundos do confronto de LaLiga na sexta-feira (17), no primeiro protesto, exigindo mais transparência e diálogo das autoridades.
Jogadores do Barcelona e do Villarreal, cujos times têm jogos marcados em Miami no dia 20 de dezembro, foram excluídos da iniciativa "para evitar que o protesto seja interpretado como uma possível medida contra qualquer clube", afirmou o sindicato dos jogadores.
"Diante das constantes recusas e propostas irrealistas de LaLiga, a Associação Espanhola de Jogadores de Futebol rejeita categoricamente um projeto que não conta com a aprovação dos principais protagonistas do nosso esporte", afirmou a AFE em comunicado nesta sexta.
LaLiga confirmou no início deste mês que o jogo fora de casa do Barça contra o Villarreal aconteceria em Miami, após a aprovação relutante da Uefa, órgão máximo do futebol europeu.
O Real Madrid se opôs à decisão em agosto, alegando que ela poderia prejudicar o equilíbrio competitivo do futebol.
O presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Rafael Louzan, defendeu na quinta-feira (16) a decisão de transferir a partida, chamando-a de "recompensa para os torcedores".
A AFE afirmou que deseja que as autoridades da liga compartilhem informações, analisem as "características excepcionais do projeto" e atendam às necessidades e preocupações dos jogadores.


