
Juventus é investigada por possível violação do fair play financeiro
Resultado de processo deve ser divulgado entre março e junho de 2026 e clube italiano pode sofrer sanções econômicas e esportivas

A Juventus, clube da Série A italiana, informou nesta quinta-feira (16) que está sendo investigada pela Uefa por possíveis infrações ao fair play financeiro da entidade.
O clube de Turim divulgou a informação em suas demonstrações financeiras, que serão apresentadas na assembleia anual de acionistas marcada para 7 de novembro.
Segundo o comunicado, a Uefa notificou a Juventus em 18 de setembro sobre a abertura de um processo para apurar possíveis violações das regras de ganhos do futebol europeu entre 2022 e 2025.
O resultado da investigação deve ser anunciado na primavera do próximo ano no Hemisfério Norte (entre março e junho).
A equipe afirmou que o processo pode resultar em “eventual sanção econômica e possíveis restrições esportivas”.
As regras financeiras da Uefa limitam os clubes a perdas de até 60 milhões de euros (cerca de US$ 70 milhões) em um período de três anos.
Esse teto pode ser elevado em 10 milhões de euros anuais caso o clube cumpra quatro critérios que a entidade considera indicadores de “boa saúde financeira”.
Atualmente em quinto lugar no Campeonato Italiano, com 12 pontos em seis partidas, a Juventus teve um início de temporada modesto, com três vitórias e três empates.
Controlado há um século pela família Agnelli, o clube registrou prejuízo de 58 milhões de euros no exercício fiscal encerrado em 30 de junho. O último lucro anual da Juventus foi na temporada 2016/2017.