
Benfica anuncia contratação do técnico José Mourinho
Treinador assinou contrato com os Encarnados até o fim da temporada 2026/27
José Mourinho é o novo técnico do Benfica.
Nesta quinta-feira (18), os Encarnados anunciaram a contratação do histórico treinador português. O contrato será válido até o fim da temporada 2026/27.
Porém, segundo comunicado oficial do clube, Mourinho e o próprio time podem rescindir o vínculo antecipadamente ao término das competições disputadas neste ano se preferirem.
🦅 Bem-vindo, José Mourinho!
— SL Benfica (@SLBenfica) September 18, 2025
Após demitir o técnico Bruno Lage, o Benfica não perdeu tempo e iniciou uma rápida negociação com José Mourinho, que deixou o Fenerbahçe em agosto deste ano.
As duas partes não demoraram para entrar em acordo, com o anúncio da contratação acontecendo nesta quinta-feira (18).
Os Encarnados estão na 6ª posição da Liga de Portugal e perderam de virada na estreia da Champions League para o Qarabag, depois de abrirem uma vantagem de 2 a 0 no placar.
O "Special One" chega em um momento conturbado para o time de Lisboa.
Mourinho começou como treinador no Benfica
José Mourinho regressa a um clube por onde passou de forma breve no início da carreira.
O Benfica foi a primeira equipe que um jovem José Mourinho treinou enquanto técnico principal, depois de sair de uma experiência como auxiliar no Barcelona.
Ele chegou à Luz no início da temporada 2000/01, mas não durou mais de 10 jogos, numa altura em que o Benfica era um clube altamente conturbado e com graves problemas financeiros.
Mourinho pediu demissão do Benfica após 10 jogos
No ano de estreia, o próprio treinador pediu para sair, já que entendeu que não tinha a confiança da direção. Manuel Vilarinho, então presidente recém-eleito, confessou que Toni era o nome que pretendia para o cargo. José Mourinho não gostou e pediu as contas.
Nos 10 jogos pelo Benfica, José Mourinho conseguiu cinco vitórias, incluindo uma por 3 a 0 contra o Sporting. Foi, curiosamente, o último jogo na Luz.
Depois disso, Mourinho treinou o modesto União de Leiria, que o impulsionou para as glórias vividas no Porto, Chelsea, Inter de Milão e Real Madrid.
Últimos anos sem brilho
Tottenham, Roma e Fenerbahçe foram os últimos trabalhos de José Mourinho, mas nenhum deles teve brilho, mesmo que tenha vencido a Conference League pelos italianos.
Para Rui Costa, presidente do Benfica, o nome de José Mourinho é também uma espécie de boia de salvação.
O dirigente entrou na temporada já fragilizado, mas as recentes exibições, colocaram a sua continuidade em sério risco.


