CNN Esportes

Gol da Escócia causa atividade sísmica e registra tremor na escala Richter

Vibração no Hampden Park vira “terremoto” após conquista de vaga para a Copa do Mundo 2026

Da Reuters
Os escoceses voltarão a Copa após 28 anos
Escoceses voltarão a disputar uma Copa do Mundo depois de um intervalo de 28 anos  • Divulgação/Scotland National Team
Compartilhar matéria

Não foi apenas Hampden Park que tremeu quando a Escócia marcou duas vezes nos acréscimos contra a Dinamarca, na última terça-feira (18), garantindo vaga na Copa do Mundo pela primeira vez desde 1998.

A terra também balançou.

Segundo o British Geological Survey (Serviço Geológico Britânico), a explosão de emoção dos torcedores escoceses após Kenny McLean marcar do meio-campo e selar a vitória por 4 a 2 foi equivalente a um pequeno tremor de terra.

O BGS informou que o gol de McLean foi detectado pelos monitores de atividade sísmica do Observatório Geotérmico de Glasgow, em Dalmarnock, localizado a cerca de 2 km de Hampden Park.

Uma leitura registrada entre 21h48 e 21h50 — momento em que o chute de McLean balançou a rede — indicou um pico entre -1 e 0 na escala Richter, gerando energia equivalente a 200 kW, o suficiente para alimentar de 25 a 40 baterias de carro.

O apito final também gerou registro sísmico, assim como o belo gol de Kieran Tierney, que colocou a Escócia em vantagem por 3 a 2.

Eventos esportivos causando atividade sísmica no país não são inéditos. No ano passado, os shows de Taylor Swift em Edimburgo também foram detectados na escala Richter.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais