Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Guardanapo com assinatura de Messi vai a leilão por R$ 1,9 milhão

    Pedaço de papel representou o primeiro contrato do argentino com o Barça

    Guardanapo em que Messi e Barcelona firmaram o primeiro acordo, em 2000
    Guardanapo em que Messi e Barcelona firmaram o primeiro acordo, em 2000 Divulgação/Bonham's

    Ana Luiza Pereirada Itatiaia

    O primeiro contrato de Lionel Messi com o Barcelona, assinado em um guardanapo no dia 14 de dezembro de 2000, está prestes a ser leiloado. O item poderá ser comprado pelo valor de 350 mil euros (cerca de R$1,9 milhão na cotação atual).

    O evento está marcado para os dias 18 a 27 de maio e será realizado na casa de leilões Bonhams, em Nova York, nos Estados Unidos.

    O pedaço de papel é a representação física do início da carreira internacional de um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos.

    “Não havia papel disponível, então este guardanapo de papel representa o primeiro contrato informal. É um lembrete único e tangível do início da incrível jornada de Messi no futebol”, disse Ian Ehling, diretor de livros e manuscritos da Bonhams New York, ao jornal La Vanguardia, da Espanha.

    Redigido a mão por representantes do Barcelona, o contrato foi assinado por Messi quando ele tinha apenas 13 anos de idade. Além do craque argentino, Carles Rexach, então diretor técnico do clube catalão, e Josep Maria Minguella, agente do jogador, assinaram o guardanapo.

    “Em Barcelona, no dia 14 de dezembro de 2000 e na presença dos senhores Minguella e Horacio, Carles Rexach, diretor esportivo do FC Barcelona, compromete-se sob sua responsabilidade e apesar de qualquer opinião em contrário, a contratar o jogador Lionel Messi, desde que fiquemos dentro das quantidades acordadas”, diz um trecho do primeiro vínculo que marcou a história do futebol.

    Messi pelo Barcelona

    Aos 13 anos de idade, Lionel Messi ingressou na equipe sub-14 do Barcelona, onde se destacou logo de cara. Já aos 16 anos, na temporada de 2003/2004, estreou pelo time profissional e deu início a uma era vitoriosa com as cores do clube catalão.

    Após a saída de Ronaldinho Gaúcho, em 2008, Messi se tornou o principal jogador do Barcelona. O argentino passou a se destacar não só na conquista de títulos com o Barça, mas também em premiações individuais.

    Logo, o craque se tornou um dos maiores jogadores da história do clube. Messi é o jogador que mais fez jogos pelo Barcelona. Foram ao todo 778 partidas, 672 gols, 305 assistências e 35 troféus levantados. Nenhum outro jogador alcançou números maiores com a camisa do Barça.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

    versão original