
Independiente bane 25 torcedores por briga com organizada da La U
Partida da Copa Sul-Americana foi cancela por falta de segurança

O Independiente anunciou que baniu 25 torcedores envolvidos na briga contra a organizada da Universidade de Chile, na última quarta (20)
A partida válida pela Copa Sul-Americana foi cancelada por falta de segurança. O jogo estava empatado em 1 a 1. A Conmebol repudiou a violência e pretende anunciar uma punição aos envolvidos.
O clube argentino afirmou que vai contribuir com as investigações, que identificou os torcedores banidos e explicou que “não haverá exceções nem privilégios: quem escolheu a violência, escolheu se colocar contra o Independiente”.
A briga
Torcedores da Universidade do Chile que foram à Argentina para assistir ao time na Copa Sul-Americana protagonizaram graves incidentes.Durante o jogo contra o Independiente, torcedores do time azul começaram a lançar objetos contundentes e projéteis contra a torcida local.Torcedores chilenos invadiram o setor argentino, roubaram faixas, atiraram bombas e atearam fogo em objetos. Em resposta, os torcedores do Rojo furaram o bloqueio policial e iniciaram uma briga generalizada que obrigou a suspensão do jogo. No momento, a partida estava em 1 a 1.
Vários chilenos ficaram encurralados, muitos foram espancados e até despidos. Um torcedor chegou a se jogar da arquibancada para escapar da violência. Os torcedores do Independiente foram evacuados e realocados para outros locais para evitar conflitos com os torcedores da U. Os que seguiram dentro do estádio foram agredidos pelos adversários.
“O aspecto esportivo passa para segundo plano. A maior preocupação é com o estado dos torcedores que foram brutalmente agredidos no Estádio Libertadores de América. O que aconteceu hoje não pode acontecer em nenhum estádio ou lugar. Um campo de futebol não deve ser palco de cenas como as que presenciamos”, diz um comunicado emitido pela Universidade de Chile.
Eliminação da Sul-Americana?
Nos bastidores, Independiente e Universidad de Chile já argumentam junto à Conmebol para tentar evitar eliminações da Copa Sul-Americana. Não há previsão de quando a Unidade Disciplinar da confederação irá divulgar uma decisão.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, usou as redes sociais para condenar as cenas de violência. "Condeno energicamente a impactante violência que levou ao cancelamento da partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana entre Independiente e Universidad de Chile, em Buenos Aires. A violência não tem lugar no futebol: os jogadores, os torcedores, os funcionários, os árbitros e todos os que desfrutam do nosso lindo esporte devem poder fazê-lo sem medo", publicou Infantino nos Stories do Instagram.
Leia a nota na íntegra do Independiente:
O Clube Atlético Independiente informa que, graças às informações fornecidas por nossa instituição e ao trabalho conjunto com a A.Pre.Vi.De, foram identificados 25 dos criminosos que participaram dos atos de violência ocorridos em nosso estádio durante a partida da última quarta-feira.
As forças de segurança avançam nas operações para deter os responsáveis, e, desde o Independiente, vamos colaborar em tudo o que for necessário para que cada um deles receba a sanção correspondente. Além disso, serão expulsos como sócios de forma imediata e solicitaremos a aplicação do direito de admissão vitalício, para que nunca mais voltem a pisar em um campo de futebol.
A Comissão Diretiva reafirma seu compromisso absoluto de continuar trabalhando junto às forças de segurança e à Justiça até conseguir a identificação de todos os envolvidos. Não haverá exceções nem privilégios: quem escolheu a violência, escolheu se colocar contra o Independiente.
Nosso Estádio Libertadores de América – Ricardo Enrique Bochini e cada uma de nossas instalações continuarão sendo espaços de encontro, convivência e respeito. Lugares onde os sócios possam viver o esporte e a vida institucional com tranquilidade e amor pelas cores.
Clube Atlético Independiente.

Veja a nota da Conmebol
A Diretoria de Competições e Operações da CONMEBOL anunciou que, devido à falta de garantias de segurança do clube local e das autoridades de segurança locais para garantir a continuidade da partida entre Independiente (ARG) e Universidad de Chile (CHI) pelas oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana de 2025, a partida foi cancelada.
Ele acrescentou que, considerando que o Manual do Clube para situações semelhantes foi seguido, mas a situação não foi remediada, a partida foi cancelada e o caso será encaminhado aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para posterior apuração.
Todas as informações relativas aos eventos ocorridos dentro e fora do estádio serão encaminhadas ao Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol.