CNN Esportes

Mbappé critica estigma sobre saúde mental no futebol e revela desafios

Segundo o atacante francês, paixão pelo futebol é o que o mantém resiliente

Da Reuters
Mbappé comemora gol pela França
Mbappé comemora gol pela França  • Christian Kaspar-Bartke - UEFA/UEFA/Getty Images
Compartilhar matéria

O capitão da França, Kylian Mbappé, afirmou que atletas de alto nível ainda relutam em falar abertamente sobre saúde mental por medo de julgamento. Ele destacou que a paixão pelo futebol é o que o impede de se desiludir com o esporte.

Em entrevista ao L’Equipe, o atacante de 26 anos falou sobre a pressão que enfrenta e a percepção de que jogadores de elite não podem demonstrar vulnerabilidade.

“A complexidade é que as pessoas têm dificuldade com isso. Não é para se mostrar”, disse Mbappé, ao comentar casos de ciclistas, como o tetracampeão do Tour de France, Tadej Pogacar, que reconheceram momentos de sofrimento durante competições.

“Se ele tivesse dito no começo, teria sido destruído. Mas quando você vence, quase se torna intocável. Se perde uma partida e diz que está cansado, dizem que foi por jogar mal. Mesmo que você se sentisse assim antes do jogo”.

O atacante do Real Madrid, que marcou dois gols nas vitórias da França sobre Ucrânia e Islândia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, afirmou que mantém consigo padrões muito exigentes.

“Sempre quis evitar falhar, então não me importo se as pessoas me criticam. Sou muito exigente comigo mesmo, mais do que a maioria, então estou em paz com isso”, disse.

Mbappé também comentou sobre a linha tênue entre expectativa pública e emoções privadas.

“Em casa, posso falar. Ou quando o contexto é adequado. Se eu ganhar a Copa do Mundo, três dias depois você pode me perguntar, e posso falar. Mas depois de uma derrota? As pessoas não aceitam”, explicou.

Ele acrescentou: “Honestamente, se não tivesse essa paixão, o futebol me teria desgostado há muito tempo”.

A entrevista também abordou a trajetória do jogador na França, no Paris Saint-Germain e agora no Real Madrid, mas Mbappé reforçou que as batalhas mais difíceis são muitas vezes internas.

“Você não tem direito de perder, de errar. Mas é também por isso que as pessoas te estimam — porque você aceita tudo, porque permanece resiliente e sempre quer vencer”, concluiu.

(Edição de Pritha Sarkar)

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais