Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Presidente do León cita Manchester City e se revolta com saída do Mundial

    Clube mexicano foi excluído da competição pela Fifa por fazer parte de um grupo de multiclubes

    Leonardo Martinsda CNN

    Após a Fifa excluir o León do Mundial de Clubes, o presidente do clube mexicano expressou revolta com a situação e prometeu lutar para que a equipe siga na competição.

    Em entrevista para a ESPN no México, Jesús Martínez Murguía declarou que sempre respeitou os regulamentos da entidade sobre multipropriedade de clubes e citou o caso envolvendo Manchester City e Girona, que pertencem ao mesmo grupo.

    “Fizemos o mesmo que Girona e Manchester City fizeram com a Uefa na época em que jogaram a Champions League. Criamos um trust nos Estados Unidos. O trust garante independência absoluta do León, mas eles não aceitaram”, comentou o mandatário mexicano.

    Segundo regulamento da Fifa para o Mundial de Clubes, nenhuma pessoa pode ter influência sobre mais de um clube participante da competição. León e Pachuca pertencem ao Grupo Pachuca, e ambos se classificaram para o torneio.

    Manchester City e Girona pertencem ao Grupo City e tiveram problemas para a Champions 2024-25. A entidade que regula o futebol europeu só autorizou a participação de ambos após restringir o poder dos investidores durante a disputa do torneio.

    Entenda a exclusão do León

    Processos disciplinares foram abertos contra os dois times mexicanos. O presidente do Comitê Disciplinar da Fifa encaminhou o caso ao Comitê de Apelações da entidade.

    “Após avaliar todas as evidências arquivadas, o presidente do Comitê de Apelação da Fifa decidiu que o Pachuca e o León falharam em atender aos critérios de propriedade multiclube”, disse a Fifa em um comunicado.

    “A Fifa determinou que o Club León será removido da competição, com o clube a ser admitido como substituto a ser anunciado no devido tempo.”

    O León discordou da decisão da Fifa e confirmou que apelaria nas cortes mais altas do esporte se lhe fosse negada uma vaga no Mundial de Clubes. A vaga do Pachuca não foi afetada.

    Nos últimos meses, apresentamos todas as evidências e documentos confirmando que o Club León se administra de forma autônoma em todos os aspectos econômicos, administrativos e esportivos

    Comunicado do León

    A Fifa não apontou quem deve ser o substituto do León, mas o novo clube sairá da Concacaf, mesma confederação da equipe mexicana.

    O Alajuelense, da Costa Rica, pode ser apontado como substituto do León. Com isso, estaria no Grupo D junto de Flamengo, Chelsea e Espérance-TUN.

    Tópicos