Qual a diferença entre Fifa The Best e Bola de Ouro?
Ambas premiações coroam os melhores jogadores do mundo, mas têm distinções
A cerimônia de premiação do The Best da Fifa de 2024 acontece nesta terça-feira (17), em cerimônia realizada em Doha, no Catar.
A honraria da entidade máxima do futebol não é a única premiação para o melhor jogador do mundo. Além do The Best Awards, a Bola de Ouro, da renomada revista France Football também consagra o principal jogador do mundo da bola na temporada.
Mas afinal, qual a diferença entre as duas premiações? Veja tudo sobre o The Best e Bola de Ouro.
Fifa The Best
O The Best Fifa Awards foi criado pela entidade máxima do futebol internacional em 2016. A premiação leva em consideração o desempenho dos jogadores em todo o mundo.
Técnicos e capitães de seleções filiadas à Fifa escolhem seus candidatos, além de especialistas de vários países. Internautas também podem votar pela internet. No total, cada grupo possui um peso de 25% na pontuação final.
O formato atual da cerimônia também premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino e o gol mais bonito, tanto no futebol masculino como no feminino, além dos prêmios na categoria Fair Play e torcedor.
Bola de Ouro
A Bola de Ouro foi criada pela revista France Football em 1956, sendo o prêmio mais antigo e tradicional do futebol. Inicialmente, a premiação era destinada apenas a jogadores europeus, mas isso mudou em 1994.
A partir de 2006, qualquer atleta poderia ser premiado. São selecionados 30 finalistas, na categoria masculina e feminina, que são avaliados e votados por jornalistas especializados de diferentes países.
Além dos melhores atletas do mundo, o Bola de Ouro concede prêmios para o melhor goleiro, melhor jogador sub-21, jogador com mais gols na temporada, clube do ano no futebol masculino e feminino, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino e o prêmio Sócrates, homenagem para atletas envolvidos em ações sociais na última temporada.
A Bola de Ouro desta temporada ficou com o espanhol Rodri, do Manchester City. O meia levou a melhor sobre Vini Jr. em uma votação que deu o que falar no mundo do futebol.
Unificação
Vale lembrar que, entre 2010 e 2015, ambas as premiações foram unificadas, passando a se chamar Fifa Ballon d’Or. No entanto, a parceria foi encerrada em 2016 e as duas premiações voltaram a ser realizadas separadamente.