Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Super Mundial de Clubes: veja quais cidades dos EUA devem receber as partidas

    País será sede do torneio ao mesmo tempo em que receberá a Copa Ouro de Seleções, entre junho e julho do ano que vem; será preciso dividir a organização

    INTER&CO STADIUM, casa do Orlando City, também será utilizada no torneio
    INTER&CO STADIUM, casa do Orlando City, também será utilizada no torneio Divulgação

    Marcelo Rizzoda Itatiaia

    Os Estados Unidos serão sede de duas grandes competições de futebol entre junho e julho de 2025: o novo Mundial de Clubes da Fifa, turbinado com 32 participantes, e a Copa Ouro, o principal torneio de Seleções das Américas do Norte e Central, e que pode até ter convidados da América do Sul e da Europa.

    As competições ocorrerão ao mesmo tempo: o Mundial de 15 de junho a 13 de julho, e a Copa Ouro de 14 de junho a 6 de julho. Por esse motivo, os organizadores quebram a cabeça de como montar as cidades-sedes e os estádios que receberão essas partidas.

    Uma ideia apresentada pela direção da Fifa foi a de dividir o país ao meio. O Mundial seria jogado na costa leste, em cidades como Boston, Nova York/Nova Jersey, Filadélfia, Miami, Atlanta, Charlotte e Orlando, para facilitar o fuso horário com a Europa, já que 12 times da Uefa estarão no novo Mundial.

    Já a Copa Ouro se concentraria na costa oeste, em cidades da Califórnia, como nas regiões de Los Angeles e San Francisco, em Seattle, Las Vegas e no Arizona. Essa possibilidade está em análise.

    Cidades mais centrais, como as que ficam no Texas (Dallas e Houston) e Kansas City, poderiam se dividir entre as duas competições, criando um clima de intercâmbio entre os torneios de clube e de seleções, algo que seria inédito. Tudo isso também funcionaria como evento-teste para a Copa do Mundo de 2026, que tem 11 cidades dos EUA como sedes, além de três no México e duas no Canadá.

    EUA, a capital do futebol

    Tanto a Copa de Seleções, quanto a Copa América, evento marcado para meados de 2024 também nos Estados Unidos, terão jogos espalhados pelos país. Houve, entretanto, uma regionalização das partidas, para evitar grandes deslocamentos das delegações e de torcedores.

    Por exemplo, na Copa América, o Brasil jogará toda a primeira fase na costa oeste:

    • 21/06/24 Brasil x Costa Rica/Honduras, no SoFI Stadium, em Inglewood (região de Los Angeles)
    • 28/06/24 Brasil x Paraguai, no Allegiant Stadium, em Las Vegas
    • 02/07/24 Brasil x Colômbia, no Levi’s Stadium, em Santa Clara (região de San Francisco)

    Na Copa de 2026, as 16 sedes foram divididas em três regiões e a ideia é que as Seleções joguem somente dentro dessas áreas o máximo possível. O torneio será o primeiro com 48 Seleções.

    Palmeiras, Flamengo e Fluminense, respectivamente os campeões das três últimas edições da Copa Libertadores, estão classificados para o Super Mundial. O vencedor de 2024 também estará lá, além de mais dois times por um ranking criado com resultados somente desta competição, que devem ser River Plate e Boca Juniors, ambos da Argentina.

    Até o momento, 19 times já estão classificados para o Super Mundial:

    América do Sul
    Palmeiras – campeão da Libertadores de 2021
    Flamengo – campeão da Libertadores de 2022
    Fluminense – campeão da Libertadores de 2023

    Europa
    Chelsea – Inglaterra
    Real Madrid – Espanha
    Manchester City – Inglaterra
    Porto – Portugal
    Benfica – Portugal
    Inter de Milão – Itália
    PSG – França
    Bayern de Munique – Alemanha

    Américas do Norte e Central
    Monterrey – México
    Seattle Sounders – EUA
    León – México

    África
    Al-Ahly – Egito
    Wydad Casablanca – Marrocos

    Ásia
    Al-Hilal – Arábia Saudita
    Urawa Red Diamonds – Japão

    Oceania
    Auckland City – Nova Zelândia

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas