CNN Esportes

Textor tem última cartada para evitar rebaixamento do Lyon, diz jornal

Clube francês precisa resolver pendência financeira para não ser rebaixado na próxima temporada

Leonardo Martins, da CNN
John Textor e Emmanuel Macron, presidente da França
John Textor e Emmanuel Macron, presidente da França  • Divulgação/Instagram
Compartilhar matéria

A luta de John Textor para evitar o rebaixamento do Lyon no Campeonato Francês tende a seguir até o fim da temporada 2024-25. O clube precisa melhorar sua situação financeira para não ser rebaixado ao fim da temporada.

Segundo o jornal francês Le Progrès, o dono da SAF do Botafogo tem uma carta na manga caso outras alternativas para salvar o Lyon não se concretizem. O time francês recebeu rebaixamento provisório do Direction Nationale du Contrôle de Gestion (DNCG), órgão que regula as finanças do futebol local.

De acordo com DNCG, o Lyon teria que quitar cerca de 100 milhões de euros da dívida para evitar as sanções.

Uma das soluções para a salvação seria a classificação da equipe francesa para a Champions League 2025-26, o que ajudaria nos cofres do clube com as receitas adquiridas.

O problema é que a situação da equipe na tabela segue instável e muita coisa pode acontecer. Os quatro primeiros avançam para o torneio continental, mas o Lyon ocupa no momento a sétima posição com 45 pontos.

Outras soluções seriam a venda de ações do inglês Crystal Palace e a entrada da Eagle Football Group na bolsa de valores de Nova York, com o objetivo de abrir o capital da empresa e atrair novos investidores e recursos.

Cartada final de Textor

Se as soluções não surtirem efeito, os acionistas da Eagle Football Group poderiam colocar a mão no bolso com o objetivo de equilibrar o orçamento e evitar qualquer punição junto ao DNCG.

Além de Lyon, Botafogo e Crystal Palace, o grupo comandado por John Textor também é acionista do RWD Molenbeek, da Bélgica.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais