Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Mesma chuteira há 13 anos, aplicativo e podcast: veja curiosidades sobre Toni Kroos

    Lenda do Real Madrid anunciou que irá se aposentar após a Eurocopa

    Jonatans Cruzda CNN

    Nesta terça-feira (21), Toni Kroos, meia do Real Madrid, anunciou, pelas redes sociais, que irá se aposentar após a Eurocopa, torneio que será disputado entre 14 de junho a 14 de julho, na Alemanha.

    “17 de julho de 2014, dia da minha apresentação no Real Madrid, dia que mudou a minha vida. A minha vida como jogador de futebol, mas principalmente como pessoa. Foi o início de uma nova vida no maior clube do mundo. Hoje, depois de 10 anos, no final da temporada, essa vida chega ao fim”, escreveu.

    Além do Real Madrid, o atleta defendeu também o Bayern de Munique por sete anos (2007 a 2014) e chegou a ser emprestado ao Bayer Leverkusen, onde jogou por uma temporada.

    Kroos conquistou, até o momento, 34 taças na carreira. Fora de campo, o alemão tem algumas peculiaridades e projetos que não são tão conhecidos pelos torcedores.

     

    Mesma chuteira há 13 anos

    Talvez a curiosidade mais impactante sobre Toni Kroos, seja o fato do meio-campista usar a mesma chuteira a mais de uma década.

    Desde que a “Adidas 11Pro” foi lançada em 2013, o jogador não a tirou mais dos pés para distribuir assistências e marcar gols pelos principais campos do mundo. O modelo não é fabricado desde 2015, mas o atleta continua recebendo a chuteira, de forma exclusiva, da fornecedora de material esportivo.

    Inclusive, o próprio Kroos limpa e cuida do instrumento de trabalho, como revelou em entrevista ao site Goal em 2021.

    A verdade é que sou um pouco diferente, nunca vi nenhum outro jogador do Real Madrid que limpe as chuteiras todos os dias e se prepare assim. Com a minha, sou um tanto cuidadoso, porque é o mais importante para mim em campo.

    Kroos, em entrevista ao site Goal

    O meio-campista alemão também disse o motivo para utilizar a mesma chuteira por tanto tempo.

    Só me sinto confortável assim, não sei porque. Para muitos jogadores isso não é problema, dão chuteiras novas e jogam com elas no dia seguinte. Eu sou um pouco diferente, tenho que me sentir muito, muito confortável. Há muitos anos comecei com estas chuteiras, que são perfeitas para mim: são brancas, gosto de brancas, o material é perfeito e não quero outras. Verde, vermelho… essas não são minhas favoritas. Eu quero essas e, graças à Adidas, que ainda os faz só para mim, me sinto muito confortável.

    Kroos utiliza as mesmas chuteiras há 13 anos
    Kroos utiliza as mesmas chuteiras há 13 anos / Fotos: Pressefoto Ulmer\ullstein bild e Manuel Queimadelos/Quality Sport Images/Getty Images

    Aplicativo de treinamento

    Toni Kroos também se aventura no mercado digital. Há alguns anos lançou um aplicativo para jovens melhorarem suas práticas no futebol.

    Na plataforma da “Kroos Academy”, são encontrados exercícios de aquecimento, fundamentos (passe e chute), dicas para determinadas situações de jogo, além de vídeos do atleta respondendo perguntas dos usuários, mostrando bastidores do Real Madrid e Seleção Alemã e contando histórias da carreira de sucesso.

    A ideia começou durante a pandemia. Eu estava procurando algo que todas as crianças do mundo, que não podiam jogar futebol pudessem fazer, para dar a elas um pouco de felicidade. Achei mais fácil online, porque elas passam muitas horas em casa e todo mundo é muito ativo nas redes sociais, então sugeri exercícios. Colocando em inglês, espanhol e alemão, chegamos ao mundo inteiro. E eu queria fazer algo um pouco mais profissional, que ajudasse muito nos jogos. Eu realmente acredito que se você fizer bem e treinar, você será um jogador melhor.

    Toni Kroos tem aplicativo para treinamentos
    Toni Kroos tem aplicativo para treinamentos / Foto: Divulgação/ Toni Kroos Academy

    Lado família

    Toni Kroos é casado há nove anos com Jessica Farber e o casal têm três filhos: Leon, Fin e Amelia. O jogador mostrou que o tempo com os familiares realmente é algo que ele não abre mão.

    Em entrevista ao canal “Magenta TV”, o meio-campista revelou que gasta 30 mil euros (cerca de 166 mil reais), para contratar um avião privado e chegar em casa o mais rápido possível após os jogos com a Seleção da Alemanha.

    Para mim, isso não é nenhuma estupidez porque estou em casa quando meus filhos acordam de manhã. Por isso estou disposto a pagar todo o dinheiro do mundo.

    Kroos em entrevista ao Magenta TV
    Toni Kroos com a família após título da Champions League
    Toni Kroos com a família após título da Champions League / Foto: Alexander Hassenstein – UEFA/UEFA via Getty Images

    Podcast

    Ao lado de outro familiar, o irmão Felix, Toni Kroos encontrou uma nova forma de se comunicar com os torcedores do Real Madrid e fãs do seu futebol. O jogador criou um podcast: o “Einfach mal Luppen”.

    O título da atração pode ser traduzido como “faça o fácil”, termo usado no futebol para se referir a uma jogada simples, mas eficiente.

    No “Einfach mal Luppen”, os irmãos Kroos discutem uma série de tópicos. Desde histórias pessoais e profissionais até discussões sobre acontecimentos atuais no mundo do futebol.

    Os episódios estão originalmente em alemão, mas na última publicação do podcast, Kroos abriu uma exceção, e em espanhol comunicou sua aposentadoria à torcida do Real Madrid, agradecendo pelos anos no clube.

    Pela equipe merengue, o jogador disputou 463 jogos, fez 28 gols e conquistou 22 títulos.

    Kroos tem um podcast com o irmão Felix
    Kroos tem um podcast com o irmão Felix / Foto: Divulgação/ Spotify

    Antes da aposentadoria, Kroos ainda pode aumentar a extensa lista de títulos. No dia 1º de junho, às 16h (de Brasília), o camisa 8 entra em campo pelo Real Madrid na final da Champions League contra o Borussia Dortmund. A partida irá marcar a despedida do clube.

    Na sequência, o meio-campista disputa seu último campeonato da carreira, com a Alemanha, na Eurocopa. O torneio será ainda mais especial, já que vai acontecer em solo alemão.


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas