CNN Esportes

Universidad de Chile se pronuncia após confusão na Sul-Americana; confira

Equipe chilena protagonizou cenas de violência na Argentina contra torcedores do Independiente

Anna Carolina Gomes, da CNN
Compartilhar matéria

O Universidad de Chile publicou, nesta quinta-feira (21), uma nota oficial após uma briga generalizada entre seus torcedores e os do Independiente, em jogo válido pelas oitavas de final da Sul-Americana.

Durante o jogo contra o Independiente, torcedores do time azul começaram a lançar objetos contundentes e projéteis contra a torcida local.
Torcedores chilenos invadiram o setor argentino, roubaram faixas, atiraram bombas e atearam fogo em objetos. Em resposta, os torcedores do Rojo furaram o bloqueio policial e iniciaram uma briga generalizada que obrigou a suspensão do jogo. Vários chilenos ficaram encurralados, muitos foram espancados e até despidos. Um torcedor chegou a se jogar da arquibancada para escapar da violência.

O locutor do estádio ordenou que os visitantes deixassem as arquibancadas gradualmente, mas a situação escalou para agressões entre as duas torcidas — com os apoiadores do Independiente atacando o setor dos visitantes e espancando brutalmente os poucos chilenos que restaram no estádio.

Por conta das confusões, a partida foi cancelada pela Conmebol. Agora, a definição na partida será no tribunal da entidade máxima do futebol sul-americano, como ela mesma confirmou, em nota.

“O aspecto esportivo passa para segundo plano. A maior preocupação é com o estado dos torcedores que foram brutalmente agredidos no Estádio Libertadores de América. O que aconteceu hoje não pode acontecer em nenhum estádio ou lugar. Um campo de futebol não deve ser palco de cenas como as que presenciamos”, diz o comunicado da entidade.

No momento da suspensão, o jogo estava empatado em 1 a 1, resultado que classificaria o Universidad de Chile, considerando a vitória por 1 a 0 no jogo de ida, em Santiago.

Até o momento, o Independiente não se pronunciou sobre o ocorrido.

Veja a nota da Conmebol

A Diretoria de Competições e Operações da CONMEBOL anunciou que, devido à falta de garantias de segurança do clube local e das autoridades de segurança locais para garantir a continuidade da partida entre Independiente (ARG) e Universidad de Chile (CHI) pelas oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana de 2025, a partida foi cancelada.

Ele acrescentou que, considerando que o Manual do Clube para situações semelhantes foi seguido, mas a situação não foi remediada, a partida foi cancelada e o caso será encaminhado aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para posterior apuração.

Todas as informações relativas aos eventos ocorridos dentro e fora do estádio serão encaminhadas ao Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais