
Grêmio recebe troféu da Supercopa do Brasil após mais de 30 anos; veja
Equipe gaúcha recebeu a taça da competição vencida em 1990, diante do Vasco da Gama

O Grêmio finalmente ganhou um prêmio que deveria estar na sala de troféus do clube desde 1990. A equipe gaúcha recebeu, na manhã desta quarta-feira (29), a taça da Supercopa do Brasil, referente à conquista de 35 anos atrás.
O troféu foi entregue por Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em evento realizado na Tribuna Presidencial da Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Alguns dos jogadores que fizeram parte da conquista estiveram presentes no evento. Nomes como Almir, Darci, Fabio Lima, Géverton, Ion, João Antonio, Luis Fernando, Luís Eduardo, Mazaropi, Vilson e Wolnei Caio puderem levantar o "caneco".
A TAÇA ESTÁ EM CASA! 🏆🇪🇪 Após 35 anos da conquista da primeira Supercopa do Brasil, o troféu chega em nossas mãos. O presidente da CBF Samir Xaud esteve na Arena junto de sua comitiva para oficializar a entrega da taça para os primeiros Supercampeões do Brasil. Histórico! 🩵 pic.twitter.com/wp3IjcRAZ9
— Grêmio FBPA (@Gremio) October 29, 2025
“Isso é mais uma ação dessa nova gestão, desse novo modelo de gestão que nós estamos implementando na CBF. Mudanças importantes para o futebol brasileiro como um todo e também as reparações históricas que ficaram para trás”, disse Samir Xaud.
“Começamos lá com o Coritiba e hoje estamos aqui no Grêmio, 35 anos após, entregando uma taça devida para o Grêmio, que teve seus méritos, para os jogadores. Então, para mim, é um momento importante de estar passando esse corretivo em todos os erros que aconteceram no futebol brasileiro no passado”, completou.
Por que o Grêmio não recebeu o troféu da Supercopa do Brasil em 1990?
Não há uma explicação oficial sobre o que aconteceu com a taça depois do título do Grêmio sobre o Vasco. O clube gaúcho acredita que a questão tenha sido criada por conta das partidas decisivas, de ida e volta, da Supercopa do Brasil também terem sido válidas pela primeira fase da Copa Libertadores de 1990. Na ocasião, o calendário já era um problema entre CBF e Conmebol.
“Acredita-se que tenha ocorrido uma divergência nos direitos de transmissão: a Supercopa seria exibida por uma rede de televisão diferente daquela que detinha os direitos da Libertadores e, por essa razão, a premiação não foi realizada”, escreveu o Tricolor em nota.
Na época, o Grêmio venceu o Vasco por 2 a 0 no primeiro jogo, realizado em 14 de março de 1990, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. O segundo duelo foi marcado para 18 de abril do mesmo ano. O placar final foi de 0 a 0 no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro.
A CBF realiza essa "reparação histórica", como denomina o Grêmio, após 35 anos. A atual direção da equipe articulou a entrega da taça durante a reunião com a CBF no início de outubro.
Na ocasião, os representantes do time gaúcho foram na sede da entidade no Rio de Janeiro para tratar de polêmicas da arbitragem no Campeonato Brasileiro. Em paralelo, a presidência do Tricolor, liderada por Alberto Guerra, organizou o recebimento do troféu que representa a conquista.



