Irã vai boicotar sorteio da Copa do Mundo por não ter vistos para os EUA

O sorteio acontecerá no dia 5 de dezembro, em Washington.

Ahmed El Ghannam e Mohamed Yossry, da Reuters
Compartilhar matéria

O Irã vai boicotar o sorteio da Copa do Mundo de futebol de 2026, que será realizado na próxima semana nos Estados Unidos, em protesto contra a quantidade limitada de vistos disponíveis, informou a federação iraniana de futebol nesta sexta-feira.

"A delegação iraniana não estará presente no sorteio da Copa do Mundo devido à situação atual da emissão de vistos para que a delegação possa comparecer à cerimônia", disse o porta-voz da federação, Amir Mehdi Alavi, segundo o site de notícias esportivas iraniano "Tarafdari".

Os Estados Unidos mantêm há muito tempo restrições rigorosas de visto para iranianos por razões políticas e de segurança .

Alavi explicou que os EUA concederam vistos a quatro membros da delegação iraniana, incluindo o técnico Amir Ghalenoei, mas não concederam visto ao presidente da Federação Iraniana de Futebol, Mehdi Taj.

Alavi acrescentou que a decisão foi tomada após o Irã descrever o ocorrido como "ações antidesportivas" das autoridades americanas relacionadas ao sorteio de 5 de dezembro em Washington D.C.

"Considerando que as decisões tomadas são antidesportivas e que o caminho se desviou do processo esportivo, decidiu-se que a delegação iraniana não participará da cerimônia do sorteio", afirmou ele.

A federação afirmou estar em contato com a FIFA há dois dias e ter informado o presidente Gianni Infantino e o secretário-geral. "A FIFA disse que dará seguimento ao assunto com seriedade", relatou o Tarafdari, citando Alavi.

Alavi não respondeu  ao pedido de resposta da agência "Reuters".

O Irã garantiu a classificação para a Copa do Mundo em março, após um empate em 2 a 2 com o Uzbequistão em Teerã, selando assim sua sétima participação no torneio e a quarta consecutiva.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais