Morre Ivair, ídolo da Portuguesa e ex-Corinthians, aos 79 anos
Ex-jogador morreu em São Paulo, vítima de um câncer
Morreu, na manhã desta quinta-feira, (15), o ex-meia Ivair Ferreira aos 79 anos, em São Paulo (SP). O ex-jogador, com passagens por Portuguesa, Corinthians e Fluminense, foi vítima de um câncer.
Nascido em Bauru, no interior de São Paulo, em 27 de janeiro de 1945, Ivair chegou à Portuguesa em 1962. No ano seguinte, recebeu a alcunha de “O Príncipe” diretamente do Rei Pelé após marcar dois dos três gols rubro-verdes no 3 a 2 sobre o Santos, no Pacaembu.
Ao todo, foram 307 partidas de “Ivair, O Príncipe” com a camisa lusitana, com 127 vitórias, 84 empates e 96 derrotas, anotando 103 gols. Já pelo Corinthians, foram 79 jogos e 23 tentos marcados. A Portuguesa lamentou a perda de “um dos nossos maiores ídolos”.
Curiosamente, a estreia com a camisa corintiana foi justamente em duelo contra a Portuguesa, em duelo válido pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1969, o Campeonato Brasileiro daquele ano. Ivair marcou os dois gols alvinegros no empate por 2 a 2 no MorumBIS.
O Corinthians, assim como a Federação Paulista de Futebol (FPF), lamentou a morte de Ivair Ferreira e “se solidariza com a família e amigos neste momento de luto”.
Veja as manifestações de Corinthians, FPF e Portuguesa
Naquela ocasião, aos 23 anos, Ivair iniciou a partida como titular e anotou ambos os gols do Corinthians no Morumbi.
Com a camisa alvinegra, foram 79 partidas disputadas, com 23 gols marcados.
O Corinthians se solidariza com a família e amigos neste momento de luto.
— Cultural do Corinthians (@CorinthiansCult) August 15, 2024
Hoje, infelizmente nós da Portuguesa estamos de luto. Perdemos um dos nossos maiores ídolos, o nosso Príncipe, o grande Ivair.
Príncipe, você não morreu, você está eternizado em nossos corações!
Descansa em paz.
À familia e amigos o nosso abraço. pic.twitter.com/MFxJRS2nLZ— Portuguesa ❤️💚 (@Lusa_Oficial) August 15, 2024
A Federação Paulista de Futebol lamenta o falecimento de Ivair Ferreira na manhã desta quinta-feira (15), aos 79 anos, em São Paulo, em decorrência de um câncer.
📷Divulgação/Portuguesa pic.twitter.com/jhf36TH6a0— Paulistão (@Paulistao) August 15, 2024