CNN Esportes

Mulher indígena de 85 anos deve substituir presidente da CBF em Roraima

Dona Adelaide, de 85 anos, foi eleita vice-presidente na chapa de Samir Xaud, que tomaria posse em 2027

Guilherme Xavier e Ana Cristina Schwambach, da CNN
Samir Xaud ao lado de Dona Adelaide na última eleição da Federação Roraimense de Futebol
Samir Xaud ao lado de Dona Adelaide na última eleição da Federação Roraimense de Futebol  • Hélio Garcias / Federação Roraimense de Futebol
Compartilhar matéria

A Federação Roraimense de Futebol pode ter a primeira mulher indígena presidente de sua história. Após a eleição de Samir Xaud para a presidência da CBF, Adelaide Marcolino Peixoto de Oliveira, de 85 anos, deve substituí-lo na FRF.

No início de 2025, a chapa de Samir foi eleita para assumir a Federação de Roraima a partir de 2027, substituindo Zeca Xaud, seu próprio pai. O novo presidente da CBF poderia acumular os dois cargos por seis meses, mas pretende se dedicar exclusivamente à entidade máxima do futebol brasileiro.

Com isso, Dona Adelaide, como é conhecida, que é a primeira vice-presidente da chapa eleita, deve assumir a presidência na Federação Roraimense. A informação foi divulgada inicialmente pela Folha de Boa Vista e confirmada pela CNN.

Vale lembrar que Samir Xaud ainda não renunciou formalmente ao cargo.

Dona Adelaide é de origem macuxi. A dirigente nasceu na comunidade indígena do Contão, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em 29 de junho de 1939. Adelaide também é a única mulher a presidir um clube de futebol em Roraima, o River-RR.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais