Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conheça os times que disputam o Mundial de Clubes da Fifa nos Emirados Árabes

    Competição é realizada entre os dias 3 e 12 de fevereiro; Palmeiras representará a América do Sul

    Taça do Mundial de Clubes da Fifa
    Taça do Mundial de Clubes da Fifa Reprodução/Twitter Fifa

    Tiago Tortellada CNN São Paulo

    O Mundial de Clubes da Fifa de 2021 será disputado entre os dias 3 e 12 de fevereiro nos Emirados Árabes Unidos, reunindo os campeões continentais, incluindo da América do Sul – no caso, o Palmeiras.

    Na primeira partida do torneio, o Al Jazira goleou o AS Pirae por 4 a 1 nesta quinta-feira (3).

    O Mundial é disputado no atual formato desde 2000. Porém, houve um hiato até 2005 sem a realização da competição organizada pela Fifa.

    O atual campeão é o Bayern de Munique, da Alemanha, que tem dois títulos do torneio.

    Neste ano, o Palmeiras volta ao Oriente Médio para tentar o campeonato mundial. Na última edição, a equipe paulista ficou na quarta colocação após ser derrotado pelo Tigres, do México, nas semifinais e pelo Al Ahly, do Egito, na disputa pelo terceiro lugar.

    Conheça os times que disputam o Mundial de Clubes 2021

    Sociedade Esportiva Palmeiras

    O Palmeiras, sob o comando do técnico português Abel Ferreira, disputa a possibilidade de se tornar campeão do Mundial de Clubes da Fifa pela primeira vez nos atuais moldes da competição — há controvérsias sobre o fato, já que o clube venceu, em 1951, o Torneio Internacional de Clubes Campeões e tem esse título reconhecido pela própria Fifa.

    O time é atual bicampeão da Libertadores da América, vencendo em 2020 e 2021. O clube tem, ao todo, três títulos da competição – o primeiro foi conquistado em 1999.

    Fundado em 1914 com o nome Palestra Itália, em São Paulo (SP), o clube tem, obviamente, origens italianas. Em 1942, foi feita a mudança de nome para Sociedade Esportiva Palmeiras.

    O Verdão tem dez títulos de Campeonato Brasileiro e quatro Copas do Brasil. É a segunda vez que o Palmeiras irá disputar o Mundial neste formato.

    Por ter vencido o título continental, o alviverde conquistou a vaga para o Mundial de Clubes. Ele estreará no dia 8 de fevereiro, contra o vencedor de Al Ahly, do Egito, e Monterrey, México.

    Confira os jogadores do Palmeiras relacionados para a viagem a Abu Dhabi:

    Goleiros: Weverton, Marcelo Lomba e Vinicius
    Laterais: Marcos Rocha, Mayke, Jorge e Vanderlan
    Zagueiros: Gustavo Gómez, Luan, Kuscevic, Renan e Murilo
    Meio-campistas: Gustavo Scarpa, Zé Rafael, Gabriel Menino, Danilo, Patrick de Paula, Raphael Veiga, Atuesta e Jailson
    Atacantes: Breno Lopes, Dudu, Rony, Deyverson, Rafael Navarro, Wesley e Giovani

    Nesta quinta-feira (3), foi informado que o goleiro Vinicius Silvestre testou positivo para a Covid-19 no desembarque do clube alviverde. Segundo a assessoria do Palmeiras, ele está assintomático e isolado. Silvestre fará um novo teste para o coronavírus. Caso dê negativo, fará uma última contraprova, podendo reintegrar o grupo.

    Chelsea FC

    O clube londrino é o atual vencedor da Champions League, a Liga dos Campeões da Europa, torneio que conquistou duas vezes.

    A outra oportunidade em que ganharam o título continental foi em 2012. Na ocasião, eles perderam na final do Mundial para o Corinthians.

    Os Blues foram fundados em 1905, e conquistaram seis vezes a liga nacional.

    Na premiação mais recente do “The Best”, organizada pela Fifa, o clube foi condecorado com o melhor treinador, Thomas Tuchel, melhor goleiro, Mendy, e melhor treinadora, Emma Hayes.

    Os brasileiros na equipe são o zagueiro Thiago Silva, titular da seleção brasileira, e Kenedy.

    Além disso, eles contam com o brasileiro naturalizado italiano Jorginho, que ajudou a seleção europeia a conquistar a última Eurocopa.

    Monterrey

    O clube mexicano foi fundado em 1945 e é o time da CONCACAF que mais disputou o Mundial de Clubes. A competição em Abu Dhabi será a quinta aparição do time no torneio.

    A primeira participação em Mundiais nos moldes atuais do Monterrey aconteceu em 2011.

    “Los Rayados”, como o clube é chamado, podem enfrentar um time sul-americano pela primeira no torneio. Se vencerem o Al Ahly na partida de sábado (5), vão disputar a semifinal com o Palmeiras.

    Em 2019, última vez que o Monterrey foi ao Mundial de Clubes, eles conquistaram a terceira colocação.

    Os Rayados venceram a primeira divisão mexicana em cinco oportunidades: 1986, 2003, 2009, 2010 e 2019. Também se sagraram campeões da Copa do México duas vezes.

    Dois destaques do time mexicano são Joel Campbell e Rogelio Funes Mori.

    Al Jazira Club

    O Al Jazira é o time da casa. Representante dos Emirados Árabes no Mundial, é conhecido como “orgulho de Abu Dhabi”.

    O clube foi fundado em 1974 após a fusão dos times Al Khalidiya e Al Bateen, e manda as partidas no Estádio Mohammed bin Zayed, que tem capacidade para 38 mil torcedores.

    O time já participou do Mundial de Clubes, em 2017, sendo eliminado pelo Real Madrid e, depois, ficando em quarto lugar. Na ocasião, o Al Jazira até abriu o placar, mas tomou a virada e perdeu por 2 a 1.

    Assim, é o primeiro clube dos Emirados a participar duas vezes do torneio intercontinental da Fifa.

    O Al Jazira conquistou a Liga do Golfo Árabe em 2011, 2017 e 2021, e ganhou a Copa do Presidente três vezes, em 2011, 2012 e 2016.

    George Weah, o melhor jogador do mundo em 1995, já defendeu o clube.

    Os brasileiros Bruno Conceição, que já atuou no Novorizontino, e Victor Sá, ex-Wolfsburg, da Alemanha, jogam na equipe do Oriente Médio.

    Um outro brasileiro que já jogou pelo clube dos Emirados Árabes é Romarinho, ex-Corinthians.

    AS Pirae

    O AS Pirae é o segundo clube de maior sucesso no futebol taitiano, tendo conquistado o título da Ligue 1 taitiana dez vezes, sendo o primeiro em 1989.

    Eles tiveram seu período de mais conquistas no início dos anos 1990, com três títulos entre 1991 e 1994.

    É a primeira vez que um time do Taiti disputa o mundial de clubes, de acordo com a Fifa.

    O Pirae, segundo informações do site da Fifa, tem apenas um estrangeiro no seu elenco, o francês Benoit Mathon. Todos os outros jogadores são do Taiti.

    Al Ahly

    O clube do Egito retorna para a sua sétima participação no Mundial da Fifa.

    Na última edição, inclusive, venceu o Palmeiras na disputa da terceira colocação.

    Ele foi fundado em 1907, ganhando o primeiro título de futebol em 1923.

    O Al Ahly tem um número impressionante de títulos da Premier League Egípcia, tendo vencido o torneio 42 vezes. Ele também foi campeão 37 vezes da Copa do Egito.

    O meio-campista Ammar Hamdy sofreu uma lesão no joelho em um treino nesta quinta-feira (3), antes da estreia do time no Mundial 2021. Não foi informado se ele conseguirá participar da competição.

    O time do Egito é dez vezes campeão da Liga dos Campeões da CAF.

    Al Hilal

    O time da Arábia Saudita é o maior campeão da Copa dos Campeões da Ásia (AFC), com quatro títulos (em 1991, 2000, 2019 e 2021).

    Neste último campeonato, marcaram o gol mais rápido da história da AFC, com apenas 16 segundos de jogo.

    De acordo com a Fifa, o técnico do time, Leonardo Jardim, é o primeiro treinador português a ganhar a Copa dos Campeões da Ásia.

    Eles disputam a Liga dos Campeões da AFC há 13 temporadas seguidas, de acordo com o site oficial do torneio.

    O time conta com o brasileiro Michael, ex-Flamengo, no elenco.