
Saiba como o Palmeiras angariou o dobro de sócios-torcedores que o Flamengo
CEO explica como parceria com fintech e conta digital ajudam clube a liderar o ranking brasileiro

O Palmeiras e o Flamengo lideram o faturamento nacional e foram os clubes com maior lucro em vendas de atletas em 2023: R$ 1,3 bilhão para o Flamengo e R$ 1,2 bilhão para o Palmeiras.
Nos estádios, o Flamengo lidera em público, com média de 59.737 torcedores no Maracanã. O Palmeiras, com 33.363, tem melhor taxa de ocupação — 83% contra 79% dos cariocas. No entanto, o cenário se inverte no sócio-torcedor.
Desde 2024, o Palmeiras lidera o ranking com 190 mil associados, quase o dobro do Flamengo, que tem cerca de 100 mil, segundo dados divulgados em outubro.
Para Reginaldo Diniz, CEO da End to End, parceira na gestão do Avanti e do Palmeiras Pay, a explicação está na integração entre produtos e na estratégia digital.
“O Palmeiras atingiu um patamar expressivo porque apostou numa estratégia de três pilares: criação de um produto financeiro exclusivo com o Palmeiras Pay, uma estratégia moderna de cross-sell com degustação do Avanti e uma comunicação afiada, com mais de 600 mil seguidores no Instagram”, afirma Diniz.
Criado em janeiro de 2023, o Palmeiras Pay é uma conta digital gratuita com cartão de crédito e débito voltada para torcedores. O serviço oferece Pix, transferências, saques, cartões virtuais e benefícios em produtos e ingressos.
A plataforma soma 985 mil contas abertas e mais de R$ 1 bilhão em compras com o cartão Elo. Segundo o clube, 78% dos cartões estão ativos, com presença em 90% das cidades brasileiras.
Quem ativa o Palmeiras Pay pode integrar o Avanti automaticamente no Plano Verde (R$ 9,99 mensais) e ganha seis meses gratuitos ao pagar no crédito. O torcedor também recebe cashback integral da mensalidade via cupom no app Zé Delivery.
Comunicação efetiva
O projeto é coordenado pelo vice-presidente de Marketing e Comunicação, Everaldo Coelho, em parceria com a fintech Pefisa, a bandeira Elo e a End to End.
“Estamos falando de um ecossistema completo de vantagens, descontos e experiências exclusivas, mantendo a paixão do palmeirense interligada com o clube através de soluções inovadoras”, diz Diniz.
O trabalho de comunicação também impulsiona o crescimento. O perfil do Avanti no Instagram ultrapassou 600 mil seguidores, superando Flamengo (384 mil) e Corinthians (303 mil).
“O programa se consolida como um dos mais modernos e estruturados do país. Há leveza, criatividade e protagonismo do torcedor na estratégia de comunicação”, completa o executivo.