CNN Esportes

Seleção fez mal a Raphael Veiga? Compare os números do meia do Palmeiras

Depois da última convocação, camisa 23 ainda não participou de gol e perdeu pênalti decisivo

Luiz Cisi, da CNN
Raphael Veiga em treino pela Seleção Brasileira
Raphael Veiga em treino pela Seleção Brasileira  • Vitor Silva/CBF
Compartilhar matéria

Após o Palmeiras ter sido eliminado da Libertadores pelo Boca Juniors, alguns torcedores passaram a questionar o desempenho de Raphael Veiga, que perdeu o primeiro pênalti da disputa que definiu a semifinal no Allianz Parque.

Veiga foi convocado para as Eliminatórias, no dia 18 de agosto. A escolha foi feita pelo técnico interino da Seleção Brasileira, Fernando Diniz, que também treina o Fluminense, finalista da Libertadores. Os jogos foram contra a Bolívia, em Belém-PA, e o Peru, em Lima, em 8 e 12 de setembro.

Apesar da convocação, o meia do Palmeiras ficou no banco de reservas durante todo o jogo contra a Bolívia. Já contra o Peru, Veiga entrou aos 47 minutos do segundo tempo — a partida acabou três minutos depois.

Após o confronto pelas Eliminatórias, três dias depois, o Palmeiras enfrentou o Goiás, e o meia entrou aos 14 minutos do segundo tempo.

Números de Raphael Veiga após convocação

  • 4 jogos
  • 0 gol
  • 0 assistência
  • 1 pênalti perdido contra o Boca Juniors

Números de Raphael Veiga pré-convocação

  • 10 jogos
  • 5 gols
  • 3 assistências

História repetida?

O volante Danilo, que agora atua no Nottingham Forest, também sofreu um impacto semelhante, quando ainda estava no Palmeiras.

Desde a primeira partida, em 2022, até junho do mesmo ano, quando o Brasil fez um amistoso contra o Japão, o volante havia atuado em 25 jogos. Na época, ele marcou 6 gols, deu 1 assistência e recebeu 2 cartões amarelos, sem nenhum vermelho.

Mesmo convocado, ele não foi utilizado pela Seleção de Tite, ficando apenas no banco de reservas.

Após o amistoso, ele atuou em 23 jogos antes da próxima convocação. Nesse período, Danilo marcou apenas 1 gol, com 1 assistência, mas viu seus cartões amarelos dobrarem para 4 e ainda foi expulso por cartões vermelhos em 2 jogos.

O treinador Abel Ferreira havia se pronunciado sobre o tema, falando sobre a queda de rendimento do volante, após suas convocações.

“Acho que ao Danilo fez muito mal ter ido para a Seleção. Eu lembro de na altura ter uma conversa internamente com o clube e expressei minha opinião sobre a ida dele, mas não sou eu que mando. Está passando uma fase menos boa, mas já nos ajudou muito”.

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais