
Petkovic diz o que espera de Ancelotti no comando da Seleção Brasileira
O convidado do CNN Esportes S/A não nega o prestígio de Ancelotti, mas afirma que o técnico precisará entender as particularidades do futebol brasileiro
Dejan Petkovic afirmou que a chegada de Carlo Ancelotti à Seleção Brasileira pode representar um novo momento para a equipe, mas destacou que o sucesso dependerá da estrutura ao redor do treinador e da adaptação ao futebol nacional.
Durante entrevista ao programa CNN Esportes S/A deste domingo (3), o ex-jogador analisou o cenário atual da Seleção e comentou os desafios do italiano no comando da equipe.
"Na minha opinião, estamos falando de um dos três melhores técnicos que temos nesse planeta", afirmou.
Para Petkovic, o histórico de Ancelotti em clubes como o Real Madrid pesa a favor: "Tem que respeitar."
O ex-meia avaliou que o respeito no vestiário é um ponto importante que pode ser recuperado com a chegada de Ancelotti.
Acho que temos um cara que pode dar cara pra frente e pode ter respeito no vestiário, que ultimamente isso faltou pra gente.
Por outro lado, ao comparar técnicos estrangeiros e brasileiros, Petkovic destacou as dificuldades a que o italiano deve se atentar.
"Um técnico brasileiro conhecendo, malandro, sabe o jogo, comportamento dos jogadores, sabe os 'migués' dos jogadores", explicou.
De acordo com ele, Ancelotti precisará se acostumar com o ritmo da seleção, "porque lá (fora) não está acostumado com jogadores malandros".
Mesmo assim, o comentarista demonstrou otimismo com 2026: "Eu acho que nós temos jogadores e que podemos ter esperança."
Comissão técnica tem peso
O ídolo do Flamengo também ressaltou que o treinador encontrará limitações típicas do calendário e da estrutura. Ele exemplificou com a recente instabilidade da comissão técnica.
"Essa situação que a gente viveu com técnicos interinos, tanto com o Ramon quanto com o Fernando Diniz, era catastrófica, o pior que podia ter acontecido", disse.
Para Petkovic, é de suma importância a equipe que irá ajudá-lo na trajetória: "Precisa se cercar das pessoas da confiança dele, mas que entendam o futebol brasileiro."
Além disso, o tempo limitado de preparação exige decisões firmes.
Quando se trata de uma competição tão curta como Copa do Mundo, tão exigente, você precisa ter periodização bem planejada, jogadores em bom estado, não desgastados, fisicamente bem preparados. Tu não pode ir com um jogador que está meia boca numa competição desse nível, porque ele não vai conseguir render e vai ser culpado.
Sobre a nova comissão da CBF, Petkovic reconheceu nomes como Juan e Rodrigo Caetano, mas destacou que Ancelotti precisará de pessoas da sua confiança direta.
"Eles já estão fazendo o trabalho e vão fazer o melhor possível, mas eles já estavam lá (...) não é a mesma coisa", explicou.
CNN Esportes S/A
Com Dejan Petkovic, o CNN Esportes S/A chega à 102ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.