
PVC avalia SAFs e projeta potencial de expansão do futebol brasileiro
Comentarista apontou riscos, defendeu regras e disse que crescimento exige trabalho durante participação no CNN Esportes S/A
No CNN Esportes S/A deste domingo (1), Paulo Vinícius Coelho, o PVC, analisou o impacto das SAFs no futebol brasileiro.
Para o comentarista, o modelo pode contribuir para o crescimento do esporte, desde que seja acompanhado de regras e gestão responsável.
Para PVC, houve um erro de interpretação sobre o papel das SAFs no país.
SAF não pode ser prefixo de safar-se. Não é de se safar. E de preferência que não seja de safado também. Mas assim, não é para se safar.
Segundo ele, o modelo não resolve problemas automaticamente. O jornalista explicou que a SAF pode reduzir a influência política nos clubes e aumentar a responsabilização dos gestores.
“Você precisa ter um equilíbrio na na gestão, seja uma um clube associativo como o Flamengo, seja em uma SAF como o Cruzeiro, como o Atlético, como o Botafogo, como o Vasco. Você precisa ter um equilíbrio de gestão e a SAF tem algumas vantagens. Uma delas é tirar a vida política do clube. Se conselheiro fosse bom, a gente vendia”, disse, ao defender estruturas mais profissionais.
PVC apontou que uma das vantagens do modelo é a responsabilização financeira do investidor. Segundo ele, decisões equivocadas deixam de ser impunes, já que prejuízos passam a ser assumidos diretamente por quem investe.
"Você vai trazer mais dinheiro para dentro do futebol. Claro que tem que ter responsabilidade", avaliou.
Ao comentar casos recentes envolvendo clubes e dirigentes, PVC afirmou que problemas de gestão não são exclusivos das SAFs nem do futebol brasileiro. Para ele, o esporte muitas vezes é tratado como vilão, quando na verdade é vítima.
Você precisa criar regras que inviabilizem a picaretagem. O futebol muitas vezes se deixa tratar como vilão, quando na verdade ele é a vítima.
Potencial de expansão
O comentarista também avaliou o potencial de crescimento do futebol no país. PVC citou o aumento das médias de público nos últimos campeonatos e afirmou que ainda há espaço para expansão.
“É muito possível expandir isso, mas tem que trabalhar”, afirmou.
Segundo ele, há uma grande parcela da população brasileira sem clube definido, o que representa oportunidade de crescimento da indústria do futebol, além da possibilidade de expansão internacional da marca dos clubes brasileiros.
Para PVC, o desafio está em transformar esse potencial em projeto.
“Tem que trabalhar”, reforçou.
CNN Esportes S/A
Com PVC, comentarista esportivo, o CNN Esportes S/A chega à 125ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.


