Relembre os cinco gols mais bonitos de Pelé em Copas do Mundo
Fifa destaca os melhores gols das 14 partidas que o Rei do Futebol disputou no torneio mundial
Não há dúvida de que Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, foi um dos melhores jogadores de futebol da história, e prova disso é sua brilhante passagem pela Seleção Brasileira.
Desde a estreia pela “Canarinha” em julho de 1957 (quando tinha apenas 16 anos) até sua aposentadoria da seleção em julho de 1971, Pelé disputou 92 partidas, nas quais marcou 77 gols e deu 32 assistências, segundo dados do site especializado Transfermarkt.
Dessas 92 partidas, o craque brasileiro disputou 14 em quatro Copas do Mundo: Suécia de 1958, Chile de 1962, Inglaterra de 1966 e México de 1970.
Pelé mostrou sua melhor versão na Suécia e no México, levando sua seleção ao título de campeão mundial.
No Chile, se machucou no segundo jogo e ficou de fora do restante da competição, mas mesmo assim o Brasil voltou a ser campeão.
Enquanto isso, na Inglaterra, em 1966, foi o torneio mais infeliz para os sul-americanos, que fizeram partidas muito duras e sofreram com lesões, com as quais ficaram de fora na primeira fase, apesar de serem favoritos.
Em suma, a lenda do futebol brasileiro foi tricampeão mundial, marcando 12 gols e 8 assistências nas 14 partidas que disputou na principal competição da Fifa.
Quais são os melhores gols de Pelé em Copas do Mundo?
A Fifa destaca cinco gols como os melhores de Pelé na Copa.
Em quinto lugar, um dos dois gols que Pelé marcou contra a Romênia na 3ª rodada da fase de grupos da Copa do México de 1970.
Foi um golaço com o peito do pé em cobrança de falta – com um golpe fortíssimo, o craque brasileiro colocou na trave direita a bola que morreu no fundo das redes do goleiro europeu.
Na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, o Brasil disputou a semifinal contra a França, partida em que Pelé se destacou com um hat-trick.
Um desses gols é o quarto colocado no ranking da Fifa: o jogador recebeu a bola na meia-lua da grande área, dominou com a coxa direita, a bola subiu e então ele chutou para colocar perto da trave direita do goleiro francês.
O Brasil estreou na Copa do Mundo de 1970 no México contra a seleção da Tchecoslováquia e o fez com total autoridade: com uma vitória por 4 a 1 na qual Pelé marcou aos 59 minutos.
Esse gol está em terceiro lugar na lista da Fifa. O craque brasileiro conseguiu de forma maravilhosa ao dominar de peito um cruzamento para a grande área, ele deixou a bola quicar uma vez antes de acertar com o peito do pé no canto direito do goleiro tchecoslovaco.
A “Canarinha” alcançou a glória máxima do futebol no México em 1970 ao vencer a Itália por 4 a 1.
Pelé levou o Brasil à vitória ao marcar o primeiro gol aos 18 minutos com uma cabeçada impressionante na trave esquerda do goleiro italiano Enrico Albertosi. Este é o segundo colocado na lista de gols da lenda do futebol da Fifa.
A seleção brasileira conquistou a Copa de 1958 ao vencer a Suécia por 5 a 2.
Pelé, que naquela competição se tornou o jogador mais jovem a marcar em uma Copa do Mundo (recorde que ainda detém), brilhou na final contra os suecos com dois gols, sendo um deles uma obra de arte e o número um de Pelé na Copas do Mundo.
Naquele lance, o craque brasileiro, então com apenas 17 anos, entrou na grande área, depois fez um lindo chapéu no zagueiro e definiu sem deixar a bola quicar.