
Ricardo Rocha responde se apostaria em Neymar para a Copa do Mundo de 2026
Convidado do CNN Esportes S/A deste domingo (9), o tetracampeão comenta fase atual do jogador do Santos

Ricardo Rocha falou sobre a situação de Neymar e o que considera necessário para o camisa 10 voltar à seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026.
Durante participação no programa CNN Esportes S/A deste domingo (9), o ex-zagueiro e tetracampeão mundial pelo Brasil refletiu sobre o futuro do atacante e destacou a importância de um diálogo franco entre Neymar, comissão técnica e CBF.
Rocha, mesmo com as incertezas, afirma que não duvida do talento do jogador.
A gente precisa chamar o Neymar e conversar com ele. Precisa. Independente, acorda para Jesus, a última Copa. E aí? Vai querer ganhar essa Copa do mundo? Eu confio em você. Eu ainda apostaria no Neymar tranquilamente.
No entanto, a confiança no atacante do Santos não indica presença garantida na Seleção. Para o ex-zagueiro, a convocação depende de uma conversa séria e um trabalho em conjunto.
"Pergunta para mim, você levaria Neymar hoje para a Copa? Não. Não, ele não tá preparado. E aí é que tá. Juntaria os médicos e as pessoas que são importantes, o pai de Neymar, quem fosse ali, para ter uma conversa séria", afirmou.
Ainda assim, independentemente das dificuldades enfrentadas, Rocha acredita que Neymar tem condições de disputar mais uma Copa.
Sou apaixonado pelo Neymar. Acho que ele é um craque de bola. (...) Eu já falei: Neymar, calma, tá? Você é importante para nossa seleção, muito, para mim. Muitos acham que não, mas para mim é. Também tem que querer.
O que falta
O tetracampeão não deixou de destacar que o atacante sofreu com lesões nas últimas edições do torneio mundial.
"Neymar quer jogar a Copa do Mundo. O problema é que ele teve muitas lesões, muitas, (...) talvez pela pressa de voltar a jogar, não foi curado a tempo. Ele deu muito azar em Copa do Mundo", observou.
Para o ex-zagueiro, o caminho de Neymar até 2026 depende de uma conversa direta entre o jogador e o técnico Carlo Ancelotti.
Ancelotti é um cara sério, um cara do bem. Ele não tem maldade com nada. Ele quer botar o jogador que esteja jogando bem. Eu nunca vi alguém falar dele. Ele não vai sacanear com o Neymar. Cara a cara, olho a olho, junto com o médico, sentem e conversem: 'É isso. Dá para seguir isso aqui, você vai chegar jogando. Eu confio em você. Vai sim.' Não vai seguir? Tira. Eu digo mesmo: tira.
Ricardo Rocha disse ainda confiar que uma reunião entre a comissão técnica, a CBF e o pai do jogador poderia ajudar a traçar um plano de retorno.
"Messi foi campeão quase na idade dele, então ele pode ser também. Ele não tem que se comparar com ninguém hoje mais", ressaltou Rocha.
História que se repete
O ex-jogador comparou o momento de Neymar com situações vividas por ídolos do passado que chegaram à Copa desacreditados, como Branco, em 1994, e Ronaldo, em 2002.
"Em 94, quando a gente foi para a seleção, as pessoas falavam que Branco não ia para a Copa. Branco tinha um problema. O Doutor Lídio,(...) junto com todos, fizeram a reunião, (...) bateu no peito e disse: 'Pode levar, eu garanto ele jogar a Copa'. Jogou, fez aquele gol contra a Holanda (...) e nos ajudou", relatou.
Rocha lembrou ainda que a seleção que foi campeã mundial em 2002 também enfrentou desconfiança.
"Vem para 2002. Outra reunião. Ronaldo com problema no joelho, Rivaldo com a lesão que não se curava. Reunião desses jogadores. Comissão técnica. Todo mundo. (...) Os dois se comprometeram, vamos. Eles vão para a Copa do Mundo", comentou sobre o pentacampeonato.
Assim, para o tetracampeão, as críticas não podem desanimar a equipe.
É um alerta que eu quero fazer também à CBF.
Durante o programa, Rocha também opinou sobre a atual fase de Seleção, cobrando um "futebol de clubes" por parte dos jogadores e elogiando o novo técnico, Carlo Ancelotti, além de incentivar uma relação mais fechada entre os atletas.
Ricardo ainda relembrou a trajetória de 1994 e contou a inspiração para as icônicas mãos dadas que marcaram o tetra.
Ao comentar sobre os clubes brasileiros, o ex-jogador abordou o sufoco do Cruzeiro pré-SAF e revelou em qual clube do Nordeste aposta para vencer títulos nacionais e continentais.
O CNN Esportes S/A vai ao ar neste domingo (9), às 21h15 (horário de Brasília), na CNN Brasil e no YouTube do CNN Esportes.
CNN Esportes S/A
Com Ricardo Rocha, tetracampeão, o CNN Esportes S/A chega à 116ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.


