
Saiba como será a Copa Sul-Sudeste, novo torneio anunciado pela CBF
Competição se junta à Copa do Nordeste e Copa Verde na lista de torneios regionais
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou, na manhã desta quarta-feira (1), mudanças importantes no calendário do futebol brasileiro para o período entre 2026 e 2029.
Uma das novidades foi a criação da Copa Sul-Sudeste. A competição — que se junta à Copa do Nordeste e Copa Verde — será disputada de 25 março a 7 de junho. O novo torneio regional contará com até dois clubes por estado.
Serão 42 partidas no total, com 12 clubes participando da disputa.
As equipes que já garantiram vaga em torneios da Conmebol ficam de fora das competições regionais, realizadas nas mesmas datas dos jogos continentais. Embora pertençam à região Sudeste, os times do Espírito Santo disputarão a Copa Centro-Oeste.
O campeão garante acesso à terceira fase da Copa do Brasil. Além disso, o torneio terá a criação de período exclusivo no calendário, com garantia de ao menos 6 jogos para os 12 clubes participantes — com o máximo de 10 jogos para dois clubes.
A entidade afirma que os clássicos locais serão preservados no confronto entre grupos.
Veja critérios e fases da Copa Sul-Sudeste
- Critério 1: 6 vagas através do resultado dos campeonatos estaduais de 2025
- Critério 2: 6 vagas através do resultado dos campeonatos estaduais de 2025 ou para campeões de torneios seletivos de 2025
Fases da competição
Fase 2 – Fase de grupos
- 2 grupos de 6 clubes em turno único fora do grupo
- 36 partidas no total
Fase 3 – Semifinais
- 2 grupos de 2 clubes em partidas de ida e volta
- 4 partidas no total
Fase 4 – Finais
- 1 grupo de 2 clubes em partidas de ida e volta
- 2 partidas no total
Outras mudanças
A entidade também confirmou a redução no número de datas destinadas aos Campeonatos Estaduais. Enquanto nesta temporada algumas competições chegaram a ocupar 16 datas no calendário, a partir do próximo ano o limite será de, no máximo, 11.
Os torneios estão programados para começar em 11 de janeiro, um domingo, e se encerrar em 8 de março, também em um domingo.
Outra importante mudança anunciada é que o Brasileirão vai começar em janeiro. O campeonato passa a ser jogado no ano inteiro, indo de 28 de janeiro a 2 de dezembro. Além disso, a Copa do Brasil terá final em jogo único.
O presidente da CBF, Samir Xaud, explicou que as alterações têm como objetivo reduzir a carga do calendário e promover maior equilíbrio e justiça esportiva. Ele destacou também que as definições foram construídas em conjunto com as federações e os clubes.


