
Lamine Yamal faz postagem com camisa do Santos e agita redes sociais
Foto do jovem craque do Barcelona com o uniforme alvinegro reforça presença internacional do clube e empolga patrocinadores
O atacante Lamine Yamal, joia do Barcelona e um dos principais nomes da nova geração do futebol mundial, publicou nesta sexta-feira (11) uma sequência de fotos em seu perfil nas redes sociais. Entre os registros, uma imagem chamou atenção do público brasileiro: o jogador aparece vestindo a camisa do Santos. A publicação rapidamente viralizou, alcançando quase 2 milhões de curtidas e superando a marca de 10 mil comentários em poucas horas.
A camisa foi um presente de Neymar, que esteve com Yamal recentemente durante passagem pelo Brasil. O próprio Santos comentou na postagem do jogador, com a mensagem: “Menino da Vila”.
A movimentação gerou grande repercussão entre torcedores e no ambiente corporativo. Marcelo Teixeira, presidente do Santos, avaliou o impacto da publicação de forma positiva.
“Ver um jovem talento como o Lamine Yamal, do Barcelona, expressar admiração pelo Santos, nos projeta ainda mais no cenário internacional. Esse tipo de conexão reforça o valor da nossa marca, exalta a nossa história e comprova a força do legado que o Santos representa no futebol mundial", afirmou.

Os patrocinadores também celebraram o alcance da postagem, especialmente a 7K, marca do Grupo Ana Gaming, que ocupa o espaço máster da camisa santista. A exposição em um perfil com dezenas de milhões de seguidores amplia o alcance da empresa.
"Ver Lamine Yamal, um dos maiores talentos do futebol mundial, vestindo nossa marca 7K na camisa do Santos é um ganho estratégico para a Ana Gaming. Isso reforça o poder de conexão do esporte e nosso alcance global. É a prova de que nossa aposta no futebol e no entretenimento está de acordo com nossos objetivos", destacou Wellingthon Vieira, diretor de Marketing do grupo.
A exposição internacional não é novidade recente. Há cerca de um mês, o Santos também ganhou projeção mundial com a participação de Neymar em um vídeo do youtuber MrBeast, gravado na Vila Belmiro. A publicação, que já acumula mais de 144 milhões de visualizações, mostra o atacante participando de um desafio ao lado do influenciador e de um fã, com prêmio de 500 mil dólares (equivalente a cerca de R$ 2,82 milhões).
"Interessante para o atleta estar com um ícone global na sua atividade, reforçando que ele é uma referência no futebol também mundial. Para o clube, excelente, porque mostra sua própria marca e patrocinadores para muitos que pouco ou nada conheciam deles", avaliou Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa de entretenimento fundada por Jay-Z.
No vídeo, Neymar saiu derrotado, mas de forma estratégica. Ele dificultou o próprio desafio para dar chances ao adversário. A série contou também com participações de outras estrelas internacionais como Stephen Curry, Giannis Antetokounmpo, Damian Lillard, Serena Williams, Dan Ticktum e Aaron Judge, cada um em seu respectivo esporte e país.
"Gerar conteúdo do MrBeast com o Neymar é garantia de retorno com números gigantescos. Afinal, tratam-se de duas celebridades que possuem centenas de milhões de seguidores", apontou Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo.
O formato do desafio previa que, caso o famoso vencesse, o prêmio seria doado a uma instituição. Já se o fã ganhasse, ficaria com o valor integral. MrBeast, cujo nome verdadeiro é Jimmy Donaldson, tem mais de 378 milhões de inscritos no YouTube, segundo dados da Forbes. Em 2024, a publicação estimou que ele teve um faturamento de US$ 85 milhões, sendo o criador de conteúdo mais bem-sucedido do mundo.
Durante toda a gravação, o youtuber permaneceu com a camisa do Santos, evidenciando marcas como 7K e Havan. A escolha pelo uniforme do clube e o cenário da Vila Belmiro agregaram ainda mais valor à ação, segundo especialistas.
"O MrBeast é, na prática, uma das plataformas de mídia mais influentes do planeta. Quando ele vem ao Brasil gravar com o Neymar é um aceno não só ao atleta, mas à marca global do craque brasileiro. A gravação ser na Vila Belmiro e com o MrBeast usando o uniforme do Santos foi um gesto importante, pois mostra tanto a origem quanto onde o Neymar está hoje", afirmou Alexandre Vasconcellos, gerente regional da Flashscore no Brasil e especialista em marketing esportivo.