Oposição pede que MP investigue contrato entre Santos e Neymar
Wladimir Mattos, ex-conselheiro do clube, e Ivan Luduvice, protocolaram recurso nesta segunda (13)

Dois dos representantes da ala que faz oposição a Marcelo Teixeira no Santos, Wladimir Matos e Ivan Luduvice protocolaram um pedido para que o Ministério Público de São Paulo investigue a gestão do presidente do clube.
O alvo da denúncia são possíveis irregularidades no balanço, divulgado recentemente, e o contrato assinado entre o Santos e a NR Sports, empresa que administra e faz a gestão de imagem da carreira de Neymar.
"Tudo precisa ser esclarecido pelo bem e saúde financeira do clube", escreveu Mattos em suas redes sociais. O empresário já foi conselheiro do clube em duas oportunidades 2015 a 2020, e chegou a concorrer à presidência.
Luduvice é sócio do clube, deve concorrer às próximas eleições, e encabeça um pedido de impeachment contra Marcelo Teixeira alegando irregularidades financeiras na condução da gestão.
Nesta tarde, eu e @ivanluduvice , protocolamos junto ao MPSP pedido para que seja instaurado procedimento para apuração de possíveis irregularidades no balanço, bem como no contrato assinado entre o Santos Futebol Clube e a NR Sports. Tudo precisa ser esclarecido pelo bem e… pic.twitter.com/FIjMfFU9pm
— Wladimir Mattos (@MattosWladimir) April 13, 2026
Pontos questionados pela oposição
Na última semana, o Conselho Deliberativo aprovou as contas do exercício 2025 - 109 conselheiros votaram pela aprovação, e 37 pela reprovação, mesmo em um cenário de déficit de R$ 79,3 milhões e dívida total, que se aproxima da casa do bilhão.
Desde o início da gestão Marcelo Teixeira, em 2023, a dívida passou de R$ 603 milhões para R$ 998,5 milhões, ao fim de 2025.
Segundo o jornal A Tribuna, os conselheiros alegam que o parcelamento da dívida do Santos com a NR Sports é uma forma de mascarar números e diminuir o montante do déficit.
A dívida do Santos com a NR Sports é de R$ 90,5 milhões. O débito, referente aos direitos de imagem do jogador, foi reacertados em dezembro de 2025, quando o camisa 10 renovou seu vínculo com o clube até o fim de 2026.
A CNN entrou em contato com o Santos e ainda não obteve retorno. A matéria será atualizada assim que o clube enviar seu posicionamento.
Santos tem problemas de salários e direitos atrasados
No último dia 8 de abril, o Santos quitou uma das duas parcelas de direitos de imagem que estavam em atraso referentes aos direitos de imagens dos atletas. Além disso, a cúpula santista quitou os salários na CLT, cujo prazo de vencimento estava próximo.
Com isso, o Santos passa a dever apenas um mês de direitos de imagem ao elenco. No dia 20, vence uma nova parcela. Na terça-feira (7), lideranças do elenco se reuniram com a diretoria para cobrar os vencimentos em atraso e entender o plano de pagamento.
O atraso ocorreu pois o dinheiro que seria destinado aos direitos de imagem dos jogadores foi utilizado para o Santos quitar pendências com o Arouca, de Portugal, relacionadas à contratação do zagueiro João Basso. O Peixe chegou a sofrer um transfer ban por conta dessa dívida, contraída na gestão de Andres Rueda.
O valor total desembolsado pelo Santos para derrubar a punição foi de 2,6 milhões de euros (R$ 15,3 milhões, na cotação de fevereiro).
Fontes ligadas à diretoria relataram que este foi o primeiro atraso de pagamento do elenco desde que Marcelo Teixeira assumiu a presidência.



