
À CNN, Samir Xaud faz balanço de dois meses à frente da CBF
Presidente da entidade aposta na Seleção Feminina invicta na Copa América e fala sobre os rumos da Seleção Masculina na Copa do Mundo sob comando de Carlo Ancelotti
A nova era da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) com Samir Xaud à frente da entidade completa dois meses nesta sexta-feira (25).
Em visita à sede da CNN Brasil, em São Paulo, o mandatário fez um balanço da condução, apontou os caminhos futuros do mandato e das Seleções Masculina e Feminina, além de projetar a Copa do Mundo do ano que vem e firmar a sustentabilidade como um dos pilares da sua gestão.
Xaud classificou esse período de dois meses como “intensos” e de “muita mudança institucional”.
“Conseguimos colocar as pautas mais importantes do futebol brasileiro em evidência pra gente trabalhar, como a reformulação dos campeonatos estaduais, reformulação dos campeonatos organizados pela CBF, investimento na arbitragem como a educação continuada. São pautas importantes que a gente espera que logo se concretizem e a gente continue a na evolução do futebol brasileiro", afirmou.
O presidente da CBF revelou, ainda, que espera que o primeiro campeonato a ser vencido sob a sua gestão seja a Copa América Feminina. Sob o comando de Arthur Elias, o Brasil garantiu a classificação para as semifinais e está invicto na competição.
"Temos jogos da Seleção Feminina que estão disputando agora a Copa América e esperamos estar levantando o primeiro título com a Seleção Feminina. Vai ser muito importante, porque o futebol feminino brasileiro é uma das nossas pautas de maior investimento, de maior inclusão”, explicou.
“A gente espera que no próximo dia 2 [de agosto] estejamos comemorando o nosso primeiro título nessa nova gestão da CBF", pontuou Xaud.
Copa do Mundo e Ancelotti
Com a Seleção Masculina, os planos também são ambiciosos e buscam a decisão da Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá com Carlo Ancelotti no comando da busca pelo hexacampeonato.
Sobre o técnico italiano, Xaud disse que as primeiras impressões foram superpositivas e que o treinador é uma "excelente pessoa".
"Acho que a torcida abraçou ele e isso é o mais importante. Estamos muito confiantes no trabalho e ele já mostrou isso nos dois primeiros jogos, conseguindo organizar o nosso meio de campo, nossa defesa e em pouco tempo mostrou já uma mudança positiva que nos levou a conseguir a nossa vaga antecipada para a Copa do Mundo”, afirmou.
Para Xaud, a “Seleção, junto com a comissão técnica, junto com ele [Ancelotti], trabalha mais tranquilamente pro ano que vem, se Deus quiser, chegar numa final de Copa do Mundo".
O Brasil está garantido no próximo Mundial. A vaga veio após a vitória sob o Paraguai, na Neo Química Arena, na estreia de Carlo Ancelotti em território brasileiro.
Sustentabilidade
O presidente da CBF também expôs uma de suas novidades na condução da entidade, que é a linha de ação sustentável.
"Sustentabilidade é um dos pilares da nova gestão. Nós vamos participar hoje (25) de um evento onde estaremos anunciando o "Carbono Zero". Todas as partidas da Seleção Masculina quanto Feminina terão essa compensação de carbono", disse.
STJD
O presidente do STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva), Luís Otávio Veríssimo, também esteve na sede da CNN Brasil nesta sexta (25).
Para Veríssimo, o papel da imprensa esportiva é fundamental para a atuação da entidade.
"Reitero importância do futebol ser tratado por veículos sérios, por grandes veículos. Temos uma preocupação muito grande com a imagem, com a indústria. O valor do futebol depende essencialmente de quem carrega a informação e de quem dá a informação do esporte", destacou.


