
Brasil enfrenta França em último teste antes da Copa América Feminina
Seleção Brasileira encerrou nesta quinta (26) a preparação para o amistoso de sexta-feira (27)

A Seleção Brasileira Feminina encerrou, nesta quinta-feira (26), a preparação para enfrentar a França. O amistoso desta sexta-feira (27) é o último antes da Copa América, que começa no dia 12 de julho no Equador.
O técnico Arthur Elias teve quatro dias de trabalho com o grupo em solo francês e apenas dois dias com todas as atletas à disposição. Oito jogadoras disputaram, no último fim de semana, a quarta rodada do Campeonato Paulista e se juntaram ao elenco depois. Apesar disso, Arthur acredita que o pouco tempo foi muito proveitoso.
“Foram ótimos dias, treinos muito bons. A gente aproveitou bastante as nossas sessões diárias que a gente tem de reuniões, de vídeos e também dentro do campo, acho que as atletas compreenderam já o plano de jogo. Nesses dois dias antes do jogo, com todas as atletas à disposição, foi possível realizar uma situação mais específica de 11 contra 11, as bolas paradas, situações determinantes para o confronto contra um grande adversário como a França”, explicou o técnico.
A França tem treinado para esta Data FIFA desde o dia 11 deste mês, o que, segundo Arthur Elias, representa um desafio maior. Além disso, a equipe francesa também vem passando por uma reestruturação desde a última Olimpíada.
“Isso faz com que seja um confronto um pouco diferente mas o momento nosso é muito positivo, muito bom. As atletas têm compreendido muito bem a maneira como a gente tem que enfrentar nossos adversários e fortalecendo cada vez mais a nossa identidade e como a gente joga para que a gente consiga fazer um jogo de bastante confronto e que a gente possa sair com a vitória”, finalizou.
Reencontro pós-Paris 2024
O jogo desta sexta marca o reencontro entre Brasil e França depois das quartas de final da Olimpíada de Paris 2024. Na ocasião, a Amarelinha levou a melhor, com uma vitória histórica por 1 a 0, garantindo classificação para as semifinais na campanha que terminou com a conquista da medalha de prata.
O triunfo marcou a primeira vitória do Brasil sobre a França na história. Em 13 confrontos, foram sete vitórias francesas, cinco empates e apenas uma vitória brasileira.
Ranking FIFA
A Fifa divulgou no início de junho uma nova atualização do ranking mundial de seleções femininas. O Brasil, anteriormente na 8ª posição, avançou quatro posições e agora ocupa o quarto lugar. A França ocupa atualmente a 10° posição.
Com as vitórias nos amistosos contra Japão e Estados Unidos, o Brasil atingiu a sua melhor posição no ranking feminino da FIFA em mais de uma década.
Contra as norte-americanas, em abril, a Seleção Brasileira venceu, de virada, por 2 a 1 e quebrou um tabu: conquistou uma vitória contra a seleção número 1 do Ranking mundial pela primeira vez no país das adversárias.
Já as japonesas foram superadas em dois confrontos, ambos em São Paulo. A Amarelinha venceu o primeiro por 3 a 1, em 30 de maio, e o segundo por 2 a 1, em 2 de junho. O Japão, que antes estava acima do Brasil, caiu para a sétima posição. A liderança permanece com os Estados Unidos.


