
Ex-técnico da Seleção quer Neymar na Copa: "50% joga mais que qualquer um"
Vanderlei Luxemburgo defende que o craque do Santos merece uma chance no Mundial do ano que vem
O técnico Vanderlei Luxemburgo, que comandou a Seleção Brasileira entre 1998 e 2000, afirmou em entrevista ao programa "Mesa Redonda" da TV Gazeta, que Neymar, mesmo sem estar 100% fisicamente, tem vaga no time de Ancelotti para a Copa de 2026.
Para o treinador, o craque merece uma atenção especial para a disputa do Mundial do ano que vem. Luxa diz que mesmo "50%", Neymar é melhor que todos os outros jogadores.
"O Neymar não vai estar 100%. E o Neymar com 50% joga mais do que qualquer um. Nós queremos o Neymar. Ponto. Não sei se o Ancelotti quer ou se ele não quer. Ou se ele está mandando mensagem. Eu acho que se o Neymar jogar 50% do que ele quer, ele vai levar. Ah, mas o Neymar tem que estar 100%... Não vai estar. O Rivaldo e o Ronaldo não foram 100% para a Copa do Mundo em 2002. Mas você prepara. Se você é um grande treinador, você leva o cara e prepara o cara para você para jogar uma Copa do Mundo. Esquece o que os outros estão falando. Ele te faz diferença. Ele vai ganhar a Copa para você. O Neymar 50% joga mais que qualquer um", disse Luxa.
"O Neymar 50% joga mais que qualquer um", Vanderlei Luxemburgo sobre Neymar na Copa. #MesaRedonda pic.twitter.com/z5zzSGDuhI
— Mesa Redonda (@mesaredonda) October 13, 2025
Caminho de Neymar até a Copa
Após encerrar a participação nas Eliminatórias, a Seleção Brasileira fez o primeiro amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026 contra a Coreia do Sul. Os comandados do técnico Carlo Ancelotti bateram a Coreia do Sul por 5 a 0, em grande atuação do trio de ataque formado por Estêvão, vini Jr e Rodrygo. Nesta terça-feira (14), a Seleção volta a campo contra o Japão, em Tóquio.
Novamente fora de combate, Neymar trata uma lesão de grau 2 na coxa direita e não esteve entre os selecionados pelo técnico italiano. Ancelotti, aliás, já afirmou que só vai convocar Neymar quando o astro brasileiro estiver 100 por cento fisicamente.
Além dos amistosos em Seul e Tóquio, a Seleção terá em novembro mais dois duelos, ambos contra equipes africanas. Os adversários e os locais dos jogos ainda não foram definidos. A última data Fifa de 2025 acontecerá entre os dias 10 e 18 de novembro.
Levando em conta que o retorno de Neymar aos gramados deverá ocorrer entre a 30ª e a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Santos jogará contra o Botafogo, no dia 26 de outubro e diante do Fortaleza, no dia 2 de novembro, o craque terá pouco tempo para mostrar algo ao comandante da Seleção antes da convocação.
A lista para os amistosos contra as seleções africanas deverá ser anunciada no dia 1 de novembro, ou seja, Neymar tem grandes chances de atuar apenas uma vez antes da convocação.
Ver essa foto no Instagram
Neymar e Seleção no ano da Copa
Em 2026, o Brasil vai fazer dois amistosos contra seleções da Europa. Serão os últimos jogos antes de Carlo Ancelotti anunciar a lista final de convocados para a Copa do Mundo. A data Fifa acontecerá entre 23 e 31 de março. Os adversários do Brasil ainda não estão definidos.
Neste período, Neymar terá pela frente o Campeonato Paulista. O camisa 10 do Santos terá ao menos 12 rodadas até a data da convocação para os amistosos, que deverá acontecer na semana do dia 9 de março.
Após a divulgação da lista definitiva para o Mundial, Ancelotti terá mais um teste, já nos Estados Unidos, contra uma seleção que ainda não foi revelada pela CBF.
A Copa do Mundo vai começar no dia 11 de junho. A final do Mundial está marcada para o dia 19 de julho.


