Tragédia na Argentina: CBF volta atrás em nota que pedia rigor da Conmebol

Torcedores do Independiente e Universidad de Chile protagonizaram cenas de violência nas arquibancadas durante jogo da Sul-Americana

Ana Cristina Schwambach, da CNN
Compartilhar matéria

A CBF voltou atrás na nota em que cobrava rigor da Conmebol após as cenas de violência em Independiente x Universidad de Chile, que aconteceu na Argentina. O jogo da Sul-Americana foi cancelado após brigas intensas na arquibancada.

Em novo comunicado, publicado no fim da tarde desta quinta-feira (21), a CBF informou que a primeira nota foi divulgada "sem a anuência do presidente da entidade, que já mantinha diálogo direto com a Conmebol e com a Associação do Futebol Argentino (AFA) sobre o ocorrido."

A entidade lamentou a forma como a publicação se deu, pediu desculpas por mal-entendidos e reafirmou a confiança nas medidas que estão sendo discutidas pelas entidades envolvidas.

"Infelizmente, episódios de violência como esses ocorrem em outras partes do continente, inclusive no Brasil. Por isso, acreditamos que o diálogo entre as entidades nacionais deve ser constante, transparente e cada vez mais intenso, com foco na prevenção e na construção de ambientes mais seguros para todos os envolvidos no espetáculo esportivo", diz o texto.

A primeira nota, publicada nos canais oficiais da CBF pela manhã e posteriormente apagada, tinha um texto mais incisivo, pedindo "rigor total" da Conmebol na apuração dos fatos, com investigação e transparência. Além disso, a entidade havia manifestado apoio às vítimas e às duas famílias.

Veja a nova nota da CBF na íntegra

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que a nota publicada nesta manhã em seu site e em seus canais digitais sobre os episódios de violência no estádio de Avellaneda foi divulgada sem a anuência do presidente da entidade, que já mantinha diálogo direto com a Conmebol e com a Associação do Futebol Argentino (AFA) sobre o ocorrido.

A CBF lamenta a forma como se deu a publicação, pede desculpas por eventuais mal-entendidos e reafirma sua confiança nas medidas que vêm sendo discutidas conjuntamente entre as entidades, no sentido de prevenir a repetição de incidentes semelhantes.

Infelizmente, episódios de violência como esses ocorrem em outras partes do continente, inclusive no Brasil. Por isso, acreditamos que o diálogo entre as entidades nacionais deve ser constante, transparente e cada vez mais intenso, com foco na prevenção e na construção de ambientes mais seguros para todos os envolvidos no espetáculo esportivo.

A CBF sempre manteve uma relação amigável com as outras entidades do futebol sul-americano, deixando de lado as rivalidades e trabalhando em conjunto por um futebol melhor.

Em particular, a relação entre a CBF e a AFA sempre foi guiada pelo respeito, admiração mútua e compromisso compartilhado de fortalecer o futebol em nossa região.

Estamos juntos e totalmente comprometidos, ao lado da Conmebol, com a tarefa de erradicar a violência no futebol, assim como qualquer forma de discriminação nos estádios, um dos pilares da atual gestão.

Horror na Argentina

Torcedores da Universidade do Chile que foram à Argentina para assistir ao time na Copa Sul-Americana protagonizaram graves incidentes. Durante o jogo contra o Independiente, torcedores do time azul começaram a lançar objetos contundentes e projéteis contra a torcida local.

Torcedores chilenos invadiram o setor argentino, roubaram faixas, atiraram bombas e atearam fogo em objetos.

Em resposta, os torcedores do Rojo furaram o bloqueio policial e iniciaram uma briga generalizada que obrigou a suspensão do jogo. No momento, a partida estava em 1 a 1. Vários chilenos ficaram encurralados, muitos foram espancados e até despidos. Um torcedor chegou a se jogar da arquibancada para escapar da violência.

Os torcedores do Independiente foram evacuados e realocados para outros locais para evitar conflitos com os torcedores da U. Os que seguiram dentro do estádio foram agredidos pelos adversários.

Segundo o Tyc Sports, da Argentina, 350 torcedors do time chileno foram presos. Não há registro de mortes confirmadas, e nem balanço exato do número de feridos. As vitíimas forma levadas ao Hospital Fiorito, em Avellaneda. Relatos extraoficiais indicaram que diversos torcedores chegaram em estado grave.

De acordo com José Antonio Viera-Gallo, embaixador do Chile na Argentina, dois torcedores passaram por cirurgias delicadas na cabeça.

Um verdadeiro caos, que deixou de ser suspensão e se tornou cancelamento. Quase uma hora depois da paralisação, a Conmebol confirmou que o restante do jogo não seria realizado.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais