CNN Esportes

Quase lá! Veja o que falta para o Vitória ser campeão da Série B

Leão da Barra busca o título inédito de Campeão Brasileiro da Série B

Jairo Nascimento, da CNN, São Paulo
Matheusinho comemora gol do Vitória, na Série B do Brasileirão.  • Victor Ferreira/ECVitória
Compartilhar matéria

O Vitória está muito perto de um feito inédito: conquistar o primeiro título nacional da história do rubro-negro baiano em 124 anos. O time foi vice por três vezes em competições nacionais. Em 2023, o time tem a melhor campanha da Série B e está a poucos pontos do acesso.

Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, que faz levantamento estatístico do Brasileirão, o campeão da Série B precisa de 70 pontos para garantir o título. O Vitória tem 66 pontos, seis pontos a mais que o segundo colocado, o Juventude. São, portanto, 37,97% chances de título. Apenas dois pontos a mais, aumentam a probabilidade para 90,44%.

O time tem 35 jogos, a mesma quantidade dos quatro mais bem colocados na sequência: o Juventude, Atlético-GO, Sport e Novorizontino.

Ou seja, para alcançar o “número mágico”, depende apenas de si ao conquistar mais 4 pontos dos 9 disputados em 3 jogos. No cenário mais desfavorável, o Leão da Barra pode vencer uma, empatar outra e até perder um jogo que chegará lá.

O quem vem por aí?

O Vitória tem pela frente o Novorizontino (fora, 12/11),  Sport (em casa, 19/11) e Chapecoense (fora, 25/11). O Sport e Novorizontino têm chances ou de título ou de acesso e, portanto, são adversários diretos na reta final.

O Rubro-negro baiano tem 6 pontos de vantagem sobre o Juventude e Atlético-GO, 2º e 3º, respectivamente. É preciso que os adversários tenham uma campanha perfeita para superá-lo ou dificultar a vida do Vitória na reta final.

De acordo com a UFMG, a chance de campeonato está em 96,6%. O Juventude teria apenas 1,2% e o Criciúma com 0,89%.

O acesso tá quase garantido. São 99,999% de chances de disputar a Série A em 2024. Se o rival Bahia não cair, está quase garantido o Ba-Vi no Brasileirão.

Campanha

No primeiro turno, o Vitória teve 64,91% de aproveitamento com 12 vitórias em 19 jogos. Até a 35º rodada, o clube perdeu ritmo e é o terceiro do returno, com 60,42% de aproveitamento, atrás de Atlético-GO (68,75%) e Juventude (62,50%).

Com a terceira defesa menos vazada, o Vitória é o melhor mandante da competição com 13 vitórias, 3 empates e 2 derrotas no Barradão.

Títulos do Leão da Barra

O Vitória tem 29 campeonatos estaduais. O último foi conquistado em 2017. O time também venceu por 4 vezes a Copa do Nordeste.

Por duas vezes, o time quase chegou lá. Em 1992, perdeu as finais do Campeonato Brasileiro da Série B para o Paraná Clube. No ano seguinte, com uma boa campanha, foi vice do Palmeiras na Série A. E, por fim, em 2010, foi derrotado pelo Santos na final da Copa do Brasil.

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

 

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais