CNN Esportes

Zico ganha documentário definitivo sobre carreira; veja previsão de estreia

"Zico, o Samurai de Quintino" terá raridades que fazem parte da vida do maior ídolo da história do Flamengo

Leonardo Martins, da CNN
Zico em jogo do Flamengo em 1989
Zico em jogo do Flamengo em 1989; Galinho é o maior ídolo da história do rubro-negro  • Foto: Cortesia/ Revista Placar
Compartilhar matéria

Maior ídolo do Flamengo e um dos grandes nomes do futebol brasileiro, Arthur Antunes Coimbra, conhecido carinhosamente por Zico, terá sua história contada nas telonas.

A produção de "Zico, o Samurai de Quintino" vai abordar a vida e o legado deixado por ele e contará com convidados especiais, além de mostrar um acervo pessoal do ex-jogador rubro-negro.

Entre os objetos utilizados para o longa, duas raridades na coleção: a camisa 10 utilizada na final do Mundial de 1981, conquistado pelo Flamengo, e um caderno onde Zico anotou todos os seus gols e detalhes de sua carreira.

"Queremos colocar o Zico no lugar e na qualidade que ele merece estar. Para isso, trabalhamos muito em não só trazer elementos novos, mas usar esses elementos para contar a história do Galinho de uma maneira nova. Gostamos de dizer que esse é um filme de não-ficção, apesar de muitas jogadas do Zico parecerem fora da realidade. Não teremos uma sequência de entrevistas como se costuma fazer. Vamos investir em situações onde as histórias, as relações, emoções e momentos aparecerão em um formato mais moderno, interativo e dinâmico”, declarou o produtor André Wainer.

As filmagens da homenagem ao Galinho iniciaram em 2023 e chegaram até o Japão, onde o ex-jogador também possui idolatria.

A previsão é que "Zico, o Samurai de Quintino" seja lançado no primeiro trimestre de 2026, mais especificamente no dia 3 de março, aniversário do Galinho.

"O grande desafio é fazer um filme a altura de alguém tão grande quanto Zico e não decepcionar seus milhões de fãs ao redor do mundo que o veem como inspiração. Esse projeto está sendo um aprendizado desde o primeiro dia. Mais do que as conquistas e glórias de Zico, venho aprendendo com ele lições maiores do que o futebol, como a humildade, o respeito, a gentileza com todos. Posso garantir que junto com toda equipe estamos trabalhando muito forte e botando muito amor nesse projeto, para construirmos um filme emocionante e com muita informação. O Galinho merece”, ressaltou o diretor João Wainer.

O filme tem produção da Vudoo Filmes e da Guará Entretenimento, direção de João Wainer e coprodução Globo Filmes, SporTV e Pontos de Fuga.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais