Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Jogadoras da Seleção exibem mensagem de apoio às mulheres iranianas

    A mensagem foi colocada no avião que levou as jogadoras até Brisbane, na Austrália, para a disputa da Copa do Mundo

    Desembarque da Seleção Brasileira na Austrália
    Desembarque da Seleção Brasileira na Austrália Reprodução/CBFTV

    Redaçãoda Itatiaia

    A Seleção Brasileira de Futebol Feminino chegou nesta quarta-feira (5) à Austrália, onde disputará a Copa do Mundo. O avião que levou as jogadoras até o país contou com uma mensagem de apoio às mulheres do Irã, que regularmente protestam contra o uso do véu na cabeça após a morte de Mahsa Amini em 2022.

    O avião pousou no aeroporto de Brisbane com a frase em inglês e em letras maiúsculas “NENHUMA MULHER DEVE SER FORÇADA A COBRIR A CABEÇA”.

    A manifestação de apoio ocorre poucos dias após o anúncio da Fifa de que oito braçadeiras em defesa de diferentes causas feministas, incluindo a igualdade de gênero e o fim da violência, poderão ser usadas pelas jogadoras durante a Copa do Mundo de 2023, realizada na Austrália e Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.

    As brasileiras estreiam na Copa contra o Panamá no dia 24 de julho, às 8h (de Brasília), em Adelaide, pelo Grupo F, que também inclui França e Jamaica.

    Relembre o caso de Mahsa Amini

    A morte, em 16 de setembro de 2022, de uma curda iraniana de 22 anos, Mahsa Amini, presa por não respeitar o rigoroso código de vestimenta imposto às mulheres no Irã, provocou uma onda de protestos. As manifestações foram reprimidas com extrema violência e centenas de pessoas morreram no Irã.

    *Com agências