Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Na última vez que o Vila Nova jogou a Série A, Brasil ainda era uma ditadura militar

    Entre os postulantes ao acesso, Tigre é o que está há mais tempo longe da elite

    Torcida do Vila Nova "carrega" ônibus do time antes de decisão contra o ABC
    Torcida do Vila Nova "carrega" ônibus do time antes de decisão contra o ABC Divulgação/Beto Correa

    Luccas Oliveirada CNN

    O Vila Nova depende só de si para garantir o acesso à Série A do Brasileirão neste sábado (25). O time goiano visita o já rebaixado ABC, às 17h (de Brasília), pela última rodada da Série B — acompanhe o jogo em tempo real.

    Na quarta posição da tabela, o Tigre volta à primeira divisão se vencer o time potiguar, mas também tem chance em caso de empate ou derrota  — veja os cenários para o acesso.

    A expectativa da torcida é grande, visto que o Vila Nova não joga a Série A desde 1985, há 38 anos. Dos seis postulantes às duas últimas vagas, é o time que há mais tempo não joga a elite — sem contar os novatos Mirassol e Novorizontino, que nunca estiveram na primeira divisão.

    Ditadura militar e primeiro Rock in Rio

    Para se ter uma ideia, na última Série A que contou com o Tigre, o Brasil ainda era uma ditadura militar e o festival de música Rock in Rio tinha acabado de organizar sua primeira edição.

    Naquele ano de 1985, o Brasileirão teve 44 times, e o Vila Nova terminou em 28º lugar. O formato do campeonato era completamente diferente, com os Estaduais servindo como torneios classificatórios.

    Primeiro acesso “para valer”

    Os pontos corridos só seriam adotados em 2003, 18 anos depois. Ou seja, o Vila nunca disputou a elite no atual formato, e esta seria a primeira vez que o time realmente subiria para a primeira divisão. Por outro lado, viu adversários locais, como Goiás e Atlético-GO, fazerem boas campanhas no Brasileirão, desde então.

    De 1985 para cá, o Tigre passou por poucas e boas. Frequentou a Série C algumas vezes — sendo, inclusive, o time com mais títulos na 3ª divisão (três) — e até a segunda divisão do Campeonato Goiano.

    Última que vez que os postulantes disputaram a Série A

    • Juventude: 2022
    • Vila Nova: 1985
    • Atlético-GO: 2022
    • Novorizontino: nunca jogou
    • Mirassol: nunca jogou
    • Sport: 2021

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas