Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Após perder o bronze em Paris, americana se pronuncia nas redes sociais

    CAS aceitou um recurso da Romênia, e Jordan Chiles perdeu a medalha para a ginasta Ana Barbosu

    Giovanna Rafaela Castroda Itatiaia

    A ginasta Jordan Chiles perdeu a medalha de bronze do exercício de solo da ginástica artística na Olimpíada de Paris 2024.

    Neste sábado (10), a Federação Romena de Ginástica (FRG), comunicou a decisão favorável da Corte Arbitral do Esporte (CAS) ao recurso apresentado pela entidade junto à ginasta Ana Barbosu.

    Com isso, Chiles terminou a prova na quinta colocação e Barbosu na terceira.

    Após a confirmação da troca de medalhistas, Jordan Chiles se manifestou nas redes sociais. Nos stories do Instagram, a ginasta publicou emojis de coração partido e revelou o afastamento da internet.

    “Eu vou tirar esse tempo e me afastar das redes sociais para cuidar da minha saúde mental. Obrigada”, disse Chiles.

    A Federação Americana de Ginástica (USA Gym) prestou apoio à atleta e revelou que ela sofreu com ataques após a prova.

    “Ao longo do processo de apelação, Jordan foi alvo de ataques consistentes, totalmente infundados e extremamente dolorosos nas mídias sociais. Nenhum atleta deve ser sujeito a tal tratamento. Condenamos os ataques e aqueles que os envolvem, apoiam ou instigam. Elogiamos Jordan por se comportar com integridade dentro e fora do piso de competição, e continuamos a apoiá-la”, escreveram.

    Nova medalhista de Bronze Barbosu não se pronunciou, até o momento.

    Decisão do CAS

    O CAS determinou o recurso de revisão de nota apresentado pela Federação Americana de Ginástica (USA Gym), na segunda-feira (5), durante a prova, como uma ação não permitida.

    Segundo o documento, a revisão teria que ser pedida até um minuto após a divulgação da nota de Jordan Chiles. O tempo teria sido extrapolado pelos Estados Unidos.

    Com a revisão de nota revertida, a nota atualizada de Chiles foi de 13.666. A pontuação coloca a colega de equipe de Simone Biles em quinto lugar. Atrás de Rebeca Andrade (14.166), Simone Biles (14.133), Ana Barbosu (13.700) e a também romena, Sabrina Maneca Voinea (13.700).

    O recurso aplicado para revisão da nota de Maneca Voinea, não foi aceito pelo CAS.

    O Recurso

    Na segunda-feira (5), a cena da romena Ana Barbosu ao ver a nota revisada de Jordan Chiles na final do solo da ginástica artística da Olimpíada de Paris 2024 rodou o mundo. Barbosu comemorava a medalha de bronze, quando percebeu ter perdido o lugar no pódio para a americana.

    Chiles foi a última a se apresentar e conquistou a pontuação de 13.666, nota que a colocava na quinta colocação. A Federação Americana de Ginástica entrou com um recurso de revisão de nota. A pontuação foi revisada e a americana ficou com o bronze com a pontuação de 13.766, contra 13.700 de Barbosu.

    A prova

    Rebeca Andrade fez história nos Jogos Olímpicos de Paris. Na manhã da última segunda (5), a brasileira superou a norte-americana Simone Biles, que ficou com a prata, e conquistou a medalha de ouro na disputa do solo feminino, disputado na Arena Bercy. Os árbitros deram 14.166 à brasileira.


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos