
Em disputa forte com Biles, Rebeca Andrade ganha a prata no individual geral em Paris
Brasileira conquistou a segunda medalha consecutiva na prova, a quarta em Olimpíadas
- 1 de 10
Rebeca Andrade na final individual geral da ginástica artística em Paris 2024 • Mike Egerton/PA Images via Getty Images
- 2 de 10
Rebeca Andrade e Simone Biles na final individual geral da ginástica artística em Paris 2024 • Naomi Baker/Getty Images
- 3 de 10
Rebeca Andrade na final individual geral da ginástica artística em Paris 2024 • Jamie Squire/Getty Images
-
- 4 de 10
Rebeca Andrade na final individual geral da ginástica artística em Paris 2024 • Jamie Squire/Getty Images
- 5 de 10
Rebeca Andrade na final individual geral da ginástica artística em Paris 2024 • Christian Petersen/Getty Images
- 6 de 10
Simone Biles, à esquerda, com Rebeca Andrade à direita, durante a final individual geral da ginástica artística de Paris 2024 • Mike Egerton/PA Images via Getty Images
-
- 7 de 10
Flávia Saraiva durante apresentação na final individual geral da ginástica artística de Paris 2024 • Jamie Squire/Getty Images
- 8 de 10
Simone Biles realiza movimento durante a final individual geral da ginástica artística de Paris 2024 • Jamie Squire/Getty Images
- 9 de 10
Flávia Saraiva se apresenta no solo durante a final individual geral da ginástica artística de Paris 2024 • Christian Petersen/Getty Images
-
- 10 de 10
Rebeca Andrade exibe com orgulho a medalha de prata do individual geral de Paris 2024 • Luiza Moraes/COB
Rebeca Andrade conquistou sua quarta medalha na história das Olimpíadas, nesta quinta-feira (1), ao ficar com a prata na final do individual geral feminino da ginástica artística em Paris 2024. O ouro foi para Simone Biles, dos EUA, lenda da ginástica.
Rebeca e Biles travaram uma disputa intensa até o último aparelho, o solo. A brasileira chegou a ficar na liderança da disputa na Bercy Arena, mas foi superada nos dois aparelhos finais: a trave e o solo.
A nota acumulada de Biles foi de 59.131, enquanto Rebeca ficou com 57.932. O bronze também foi para os Estados Unidos, com Suni Lee, que teve nota final de 56.465. Outra brasileira na prova, Flávia Saraiva ficou na 9ª posição.

Como foi a disputa entre Rebeca Andrade e Simone Biles
As adversárias estavam no mesmo sexteto de execução na final, e, na primeira rotação, em sequência: Rebeca Andrade era a antepenúltima e Simone Biles fechava a série.
No salto, especialidade de ambas, a norte-americana foi melhor. Com nota de partida mais alta, ela tirou 15.766, uma nota altíssima. Logo antes, Rebeca também brilhou, mas ficou com 15.100.
O duelo acabou virando nas barras assimétricas, quando Biles cometeu um erro e tirou 13.733, enquanto a brasileira cravou 14.666, uma nota acima do que ela havia feito na fase de classificação. Rebeca, então, assumiu a liderança por 0.266 de diferença.
Na trave, a ordem inverteu, e Simone Biles abriu cravando uma nota 14.566, recuperando o moral após o erro nas barras. Rebeca, por sua vez, recebeu uma nota de 14.133, e ficou apenas 0.166 atrás da norte-americana.
No aparelho final, o solo, Rebeca Andrade foi antes de Biles e tirou 14.033 por conta de um passo para fora do tablado. A prata já estava garantida, e foi confirmada com a nota 15.066 de Biles.
Próximos duelos entre Rebeca e Biles em Paris
- Salto: 3 de agosto (sábado), 11h20
- Trave: 5 de agosto (segunda-feira), às 7h38
- Solo: 5 de agosto (segunda-feira), às 9h23