Maria Clara Pacheco e Edival Pontes no taekwondo: onde assistir às lutas em Paris 2024
Brasileiros estreiam na modalidade nesta quinta-feira (8) nas categorias até 57kg e até 68kg
O Brasil estreia no taekwondo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 nesta quinta-feira (8) com Maria Clara Pacheco e Edival Pontes, o Netinho, nas categorias até 57kg e até 68kg, respectivamente.
Os dois começam nas oitavas de final. Maria Clara Pacheco enfrenta a australiana Stacey Hymer às 4h58 (horário de Brasília). Já Netinho encara Zaid Kareem, da Jordânia, às 6h48 (horário de Brasília). Caso avancem, as quartas, semis, disputa pelo bronze e final acontecem também nesta quinta-feira (8).
Maria Clara Pacheco conquistou a medalha de bronze no Mundial de Baku, no Azerbeijão, em 2023. Além disso, também foi prata no Pan de Santiago. Edival Pontes foi vice-campeão mundial na categoria até 74kg, mas ela não faz parte do programa olímpico. Na categoria até 68kg, em que disputa a Olimpíada, é o oitavo colocado no ranking.
Formato
O taekwondo olímpico é disputado em três rounds de dois minutos cada. Para vencer, o lutador precisa levar pelo menos dois dos três rounds ou nocautear o adversário, assim como no boxe olímpico.
Os atletas podem ser punidos se saírem da área de combate, evitarem o combate ou chutarem abaixo da cintura. Assim como no boxe e no judô, o taekwondo também concede duas medalhas de bronze. Além da tradicional disputa pelo bronze com aqueles que perdem as semifinais, os derrotados podem disputar a repescagem pelo bronze. Para isso, aquele adversário que os eliminou precisa chegar à final.
Agenda do taekwondo na Olimpíada de Paris (8/8)
- 4h58: oitavas de final, com Maria Clara Pacheco x Stacey Hymer. Onde assistir: SporTV e CazéTV
- 6h48: oitavas de final, com Edival Pontes x Zaid Kareem. Onde assistir: SporTV e CazéTV